A oficina foi realizada na comunidade Igarapé do Piranha nesta terça-feira (29). O Plano Diretor é um instrumento básico da política de expansão urbana municipal.
Oficina para elaboração do Plano Diretor na escola municipal Rosália Nunes. (Foto: Silvágner Grigório/Ascom/PMMC
A Prefeitura de Mojuí dos Campos realizou nesta terça-feira (29) a primeira oficina para elaboração do Plano Diretor Municipal Participativo. O encontro foi realizado na escola municipal Rosália Nunes, localizada na comunidade Igarapé do Piranha, com a participação moradores da região, associações representativas, autoridades, servidores públicos municipais e outros segmentos da sociedade.
A oficina teve o objetivo de ouvir a população e em conjunto com o poder público e lideranças comunitárias, compreender e identificar os problemas e potencialidades do município, levantando as características socioeconômicas de toda a zona urbana e zona rural da cidade.
Para a elaboração deste projeto, é imprescindível a participação da população, que aponta os principais desafios que o município enfrenta e auxilia no desenvolvimento de propostas para melhoria.
O Plano Diretor é um instrumento básico da política de expansão urbana municipal, de acordo com o Estatuto da Cidade, que visa orientar o desenvolvimento físico, econômico e social do território municipal, visando o bem-estar da comunidade local.
A partir dele, a população passa a ter melhor entendimento das áreas do município que serão utilizadas, por exemplo, o uso da propriedade urbana em prol da segurança e do bem-estar dos moradores, a preservação do meio ambiente, instalação de empreendimentos e indústrias, dentre outras definições de interesse público e social, visando desenvolver uma cidade mais moderna e com qualidade de vida.
Texto: Adonias Silva
Fotos: Silvágner Grigório
Assessoria de Comunicação - ASCOM