O evento, promovido pela Semed, foi realizado nesta sexta-feira (11), na Quadra de Nogueirão. A programação contou com a participação de alunos e professores de 14 escolas.
Produtos em exposição durante a 3ª Feira de Arte e Artesanato do AEE. (Foto: Silvágner Grigório/Ascom/PMMC)
"Criar, recriar, produzir e reproduzir": este foi o tema da 3ª edição da Feira de Arte e Artesanato do AEE - Atendimento Educacional Especializado, evento promovido pela Prefeitura de Mojuí dos Campos, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), através do Setor de Educação Especial Inclusiva. A programação foi realizada nesta sexta-feira (11) e contou com a participação de alunos e professores de 14 escolas, e de autoridades locais. Das 9h às 15h houve exposição e venda de peças, produtos, utensílios e objetos decorativos, além de apresentações culturais com a participação dos estudantes.
A proposta da Feira foi divulgar o trabalho desenvolvido pelo AEE nas escolas, além de promover a integração entre os estudantes. "A gente fica muito feliz com o resultado do trabalho que é desenvolvido nas nossas escolas. Sabemos da importância da educação inclusiva e a gestão municipal, a secretaria de educação tem feito o seu papel, de promover a educação inclusiva em nossas escolas. Quero agradecer a participação de todos", afirmou a professora Ana Elizama Lima, coordenadora do Setor de Educação Especial Inclusiva da Semed.
Ana Elizama é especialista em neuropsicopedagogia. Foi dela que partiu a ideia de elaborar o projeto Feira de Arte e Artesanato em 2015. "O objetivo é atrair o público e colocar à venda os produtos que são confeccionados pelos estudantes da educação especial na sala multifuncional ou sala do atendimento educacional especializado, sob a orientação dos professores especialistas. O projeto também objetiva oportunizar às pessoas com deficiência, a interação social com outras pessoas da sociedade, incluí-los na economia do município através do empreendedorismo", completou.
A secretária municipal de educação, Elizangela Bezerra, reforçou a importância do atendimento educacional especializado nas escolas. "Hoje é um dia muito importante, marcante também, pois mostra que o nosso trabalho está surtindo efeito. A função do AEE é essa, de promover e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas. As escolas estão de parabéns", disse.
O prefeito Marco Antônio Lima participou da mesa de abertura e logo depois acompanhou a exposição feita pelas escolas. Ele elogiou os estudantes, os professores, e destacou o compromisso do governo com a educação inclusiva. "A educação especial é e precisa continuar sendo prioridade nas nossas escolas. Precisamos abrir portas para a escolarização das nossas crianças com necessidades especiais e gerar oportunidades. Estão de parabéns os alunos e os professores por este evento", afirmou.
O que é o AEE?
O Atendimento Educacional Especializado (AEE) é um serviço da Educação Especial para atender aos alunos que possuem necessidades educacionais especiais durante sua vida escolar. Seu objetivo é eliminar as barreiras que possam obstruir o processo de escolarização de estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação.
A quem se destina o AEE?
O AEE é destinado para alunos com deficiência física, intelectual, visual, auditiva, múltiplas, transtornos do espectro autista (TEA) e também alunos com altas habilidades ou superdotação. Entre as responsabilidades está o ensino de Libras, Braille, de tecnologias assistivas e comunicação alternativa.
Onde funciona o AEE?
Em Mojuí dos Campos, o AEE funciona em 20 escolas da rede municipal de ensino da zona urbana e da zona rural e são atendidos atualmente 260 alunos na faixa etária de 04 a 35 anos. São estudantes com autismo, deficiência física, deficiência visual, deficiência intelectual, surdos, dislexia e TDHA. O trabalho é desenvolvido por 45 professores especialistas e as atividades coordenadas pelo Setor de Educação Especial Inclusiva da Secretaria Municipal de Educação (Semed).
A Feira contou ainda com a presença do coordenador de programas e projetos da Semed, Jadson Gomes, da presidente do Conselho Municipal de Educação (CME), Newman Miranda, do secretário municipal de cultura, esporte e lazer, Diego Oliveira, do secretário municipal de mobilidade e trânsito, Regis Rabelo, além dos vereadores Jailson do Moju, Núbia Angelino, Vanderlei Baú, e diretores de escolas.
Texto: Adonias Silva
Fotos: Silvágner Grigório
Assessoria de Comunicação - ASCOM