O evento foi realizado na manhã desta sexta-feira (7), na escola estadual Fernando Guilhon, no Centro. A programação encerrou com a aprovação do Plano de Ação.
A população acompanha a 1ª Audiência Pública do Plano Diretor na escola estadual Fernando Guilhon. (Foto: Silvágner Grigório/Ascom/PMMC)
A Prefeitura de Mojuí dos Campos avança com o processo de elaboração do Plano Diretor Municipal Participativo. E durante a manhã desta sexta-feira (7), ocorreu a 1ª Audiência Pública para Pactuação do Plano de Ação. O evento foi realizado na escola estadual Fernando Guilhon, no Centro, com a participação de autoridades locais, da população em geral, associações representativas e demais segmentos da sociedade. A programação contou com a leitura e exposição do Plano de Trabalho ao público presente, que ao final, aprovou, por unanimidade, a execução do projeto.
Em sua fala de abertura, o prefeito Marco Antônio Lima ressaltou a magnitude do projeto, com efeitos significativos para a sociedade. "Hoje é um dia importante, onde estamos dando o pontapé inicial do nosso primeiro plano diretor de Mojuí dos Campos, sob a responsabilidade da nossa equipe de governo em um p
rocesso de planejamento participativo. Entendo que administrar não é só construir ou fazer ações, mas é necessário também cuidar das pessoas e o plano diretor representa o cuidado com o nosso município para os próximos anos", destacou o chefe do executivo.
O secretário municipal de gestão administrativa, Helcias Lima Filho, coordenador geral, enfatizou a necessidade da elaboração do Plano Diretor Municipal. "O Plano Diretor será um instrumento importante da gestão Marco Antônio. É um sonho que começa a se tornar realidade, afinal, Mojuí dos Campos precisa de um Plano Diretor, precisa se organizar melhor, pensar no futuro, planejar o futuro. E a participação da sociedade é fundamental na construção desse plano. Estamos com a nossa equipe técnica empenhada, trabalhando bastante neste processo de elaboração", disse.
Sobre o Plano Diretor
A partir dele, a população passa a ter melhor entendimento das áreas do município que serão utilizadas, por exemplo, o uso da propriedade urbana em prol da segurança e do bem-estar dos moradores, a preservação do meio ambiente, instalação de empreendimentos e indústrias, dentre outras definições de interesse público e social, visando desenvolver uma cidade mais moderna e com qualidade de vida.
Participação
A mesa de honra da audiência contou com a presença do prefeito Marco Antônio Lima, do secretário municipal de gestão administrativa, Helcias Lima Filho, da presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Mojuí dos Campos, Sileuza Nascimento, além dos vereadores Jailson do Moju e Núbia Angelino, representantes do poder legislativo municipal.
A audiência pública contou também com a participação de lideranças comunitárias, servidores públicos e agentes públicos, estudantes e outros membros da sociedade civil organizada. O evento foi direcionado a todos os cidadãos mojuienses, sendo que a participação popular é de extrema importância e altamente necessária.
Fases de elaboração
O processo de elaboração do Plano Diretor Municipal será desenvolvido em quatro etapas: a fase preparatória (diagnóstico preliminar, divulgação), a fase de execução do Plano Diretor (diagnóstico: leitura técnica, leitura comunitária, leitura compartilhada, diretrizes), fase de elaboração do Projeto de Lei (consolidação das propostas de desenvolvimento, elaboração, validação comunitária do projeto de lei) e aprovação na Câmara de Municipal de Vereadores.
Texto: Adonias Silva
Fotos: Silvágner Grigório
Assessoria de Comunicação - ASCOM