O projeto beneficiou as comunidades Castanheira, Estrela da Bica II, Vista Alegre do Moju e Valha-me Deus. Entre os serviços, emissão de documentos e consultas médicas.
Atualização do Cadastro Único durante ação da Prefeitura de Mojuí dos Campos. (Foto: Semtras/PMMC)
A Prefeitura de Mojuí dos Campos segue promovendo aos cidadãos o acesso aos serviços de cidadania e saúde, através do Projeto "Mais Cidadania e Saúde", uma iniciativa da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). Na última semana, mais quatro comunidades foram beneficiadas com ações e serviços gratuitos pelo projeto: comunidades Castanheira, Estrela da Bica II, Vista Alegre do Rio Moju e Valha-me Deus. O projeto beneficiou ainda famílias de comunidades do entorno.
O objetivo do projeto da atual administração municipal é descentralizar os serviços da Assistência Social e da Saúde para o interior, especialmente para as localidades mais distantes da zona urbana, beneficiando famílias em situação de vulnerabilidade social ou que por algum motivo não possuem acesso aos serviços disponibilizados pelos equipamentos Cras e Creas e pelas unidades de saúde. A caravana reúne quase 100 profissionais, entre assistentes sociais, psicólogos, pedagogos, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, dentistas, além da equipe de apoio ao projeto.
Entre os serviços de cidadania, inclusão e atualização do Cadastro Único (CadÚnico), emissão da Carteira do Idoso, Tarifa Social, informações sobre
o Benefício de Prestação Continuada (BPC) Idoso e Deficiente, atendimento social, informações sobre o Auxílio Brasil, Emissão da 1ª e 2ª via do RG e palestras. Na área a saúde, a população conta com consulta médica e de enfermagem, aferição de pressão arterial, emissão do Cartão SUS, coleta de PCCU, testes rápidos para HIV, Sífilis, Hepatite B e C e Covid-19, vacinação, entrega de medicamentos e ultrassonografia.
Texto: Adonias Silva
Fotos: Semtras
Assessoria de Comunicação - ASCOM