O evento teve como objetivo orientar os atores envolvidos para uma melhor execução do programa no município. Mais de 160 pessoas participaram da formação.
Formação do PNAE na sede do STTR em Mojuí dos Campos. (Foto: Silvágner Grigório/Ascom/PMMC)
A Prefeitura de Mojuí dos Campos, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com a equipe técnica do Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar da Unidade Federal do Pará (CECANE/UFPA), promoveu na manhã da última quinta-feira (1°), no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (STTR), uma formação para atores sociais do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). O evento teve como objetivo orientar os atores envolvidos para uma melhor execução do PNAE no município.
A formação reuniu mais de 160 pessoas, que teve como público alvo gestores de educação, nutricionista, coordenação pedagógica, merendeiras, cooperativas e associações. Ainda contou com a participação dos representantes da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater-PA).
A merendeira Maria José da Silva, da escola municipal Francisco Chagas Lima, ressalta a importância da capacitação dos trabalhadores e a alimentação corretamente saudável na escola. "O conhecimento adquirido hoje vem agregar a nossa experiência. Quanto ao manuseio dos alimentos e a preparação da alimentação escolar, está sendo feito da forma correta, mas existem ainda aqueles pais que deixam de dar alimento saudável e levam merenda para os seus filhos de casa como produtos industrializados", afirmou Maria José.
A nutricionista e agente do PNAE, Paula Valente, apresentou técnicas sobre boas práticas, noções básicas de higienização, alimentação e nutrição, manipulação correta e aproveitamento integral dos alimentos. "Mojuí dos Campos me surpreendeu positivamente, vocês têm um trabalho muito importante na agricultura familiar, a gente observa uma articulação muito forte entre os atores sociais, nutricionista, conselho, agricultor e gestores, então vocês estão com uma articulação muito boa para fortalecer o programa", destacou.
Para a nutricionista da secretaria municipal de educação do município, Glicilene Evaristo, a formação agrega valor para os profissionais que atuam diretamente com a alimentação escolar. "Foi muito importante a vinda do Cecane, fazer essa formação com as nossas merendeiras, na verdade todos os atores sociais que envolve o programa nacional de alimentação escolar, quando a gente fala às vezes gera alguma coisa que acha que nos impõem, não, elas vieram mostraram leis e mostraram como realmente funciona o programa", disse.
Durante os dois dias que antecederam a formação, os agentes técnicos do CECANE/UFPA estiveram em Mojuí dos Campos, a pedido do FNDE, para assessorar a execução do PNAE. Na ocasião, os agentes estiveram reunidos com a equipe de gestão e de nutrição da Secretaria Municipal de Educação (Semed).
Texto: Elivaldo Silva
Fotos: Silvágner Grigório
Assessoria de Comunicação - ASCOM