23-ABR-2021

PAA DE MOJUÍ DOS CAMPOS ENCERRA PRIMEIRA EXECUÇÃO INJETANDO NA AGRICULTURA FAMILIAR 28 MIL REAIS

O programa beneficiou nesses meses, 7 produtores rurais entre eles, 5 mulheres.

#AssistênciaSocial POR MARX 23 DE ABRIL DE 2021

A Prefeitura de Mojuí dos Campos, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) injetou na agricultura familiar o valor de R$ 28 mil reais de janeiro a março de 2021.

De acordo com Jandira Bonfim coordenadora do PAA de Mojuí dos Campos com essa execução foram entregues 500 cestas de alimentos oriundos da agricultura familiar beneficiando 500 famílias em situação de vulnerabilidade social.

"Com esse recurso ganhou os produtores em maioria mulheres que puderam vender sua produção e principalmente a população que mais necessita." Pontuou Jandira.

Segundo a secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social Adrielly Lima com o recurso foram comprados 12 mil toneladas de alimentos entre eles: banana, macaxeira, cebolinha, alface, salsa, pimenta de cheiro, maracujá, abacaxi entre outros produtos que asseguram a esse público o direito da segurança alimentar.

"Já vivemos a expectativa de em maio termos a nossa nova proposta de execução do PAA aprovada para iniciarmos todo o processo." Observou a secretária.

Informações Adicionais:

- O PAA é um programa do Governo Federal, cabem as Prefeituras somente a execução por meio da apresentação de propostas de participação, interesse e execução correta do recurso disponibilizado. Os municípios que participam do programa não possuem poder de determinação nem do valor a ser liberado, nem do público beneficiado, seja produtor ou consumidor.

Em Mojuí dos Campos, a Semtras é a unidade executora do programa e é submetida a análise e validação de Instância Social sob responsabilidade do Conselho Municipal de Segurança Alimentar de Mojuí dos Campos (Comsea). É o Conselho que, analisando o recurso liberado pelo Governo Estadual, determina quantas unidades consumidoras serão atendidas verificando precisão, quantidade e regularidade dos alimentos proporcionais ao seu recurso disponível. Toda a liberação de recurso cabe unicamente ao Governo Estadual.

Toda a execução do programa é realizada e acompanhada pelo Ministério da Cidadania (MC) por meio do Sistema do Programa de Aquisição de Alimentos (SISPAA) tanto agendamentos, aquisição, distribuição e outros.

#Trânsito Hoje