Os postos de vacinação estavam abertos de 8h às 12h. A campanha começou no último dia 8 de agosto e vai até o dia 9 de setembro.
Criança é imunizada no 'Dia D' da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação. (Foto: Semsa/PMMC)
Em Mojuí dos Campos, postos de vacinação estiveram abertos no último sábado (20), no "Dia D" da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação. A ação, coordenada pela Prefeitura de Mojuí dos Campos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), ocorreu no horário de 8h às 12h em três pontos na zona urbana, nas unidades básicas de saúde dos bairros Esperança, Alto Alegre e Cidade Alta I e um ponto também foi montado no Barracão Comunitário da comunidade Palhal.
O objetivo do Ministério da Saúde é alcançar cobertura vacinal igual ou maior que 95% para a vacina poliomielite na faixa etária de 1 a menores de 5 anos de idade, além de atualizar a carteira de vacinação dos menores de 15 anos. A campanha, que começou no último dia 8 de agosto, ocorre até o dia 9 de setembro deste ano e o principal objetivo é aumentar as coberturas vacinais, evitando a disseminação de doenças como o sarampo ou a reintrodução de vírus já erradicados no Brasil, como o da pólio.
As vacinas do Calendário Nacional de Vacinação, disponíveis para atualização da carteirinha, são: Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba), Tetraviral (Sarampo, Rubéola, Caxumba, Varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).
Estão disponíveis para os adolescentes, as vacinas HPV, dT (dupla adulto), Febre amarela, Tríplice viral, Hepatite B, dTpa e Meningocócica ACWY (conjugada). Todos os imunizantes que integram o Programa Nacional de Imunizações (PNI) são seguros e estão registrados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
As campanhas de vacinação vão coincidir com a imunização contra a Covid-19 em andamento. As vacinas Covid-19 poderão ser administradas de maneira simultânea ou com qualquer intervalo com as demais do Calendário Nacional, na população a partir de três anos de idade.
A atualização da situação vacinal aumenta a proteção contra as doenças imunopreveníveis, evitando a ocorrência de surtos e hospitalizações, sequelas, tratamentos de reabilitação e óbitos. A mobilização nacional é uma estratégia adotada pelo Ministério da Saúde e é realizada com sucesso desde 1980.
Poliomielite
Texto: Adonias Silva