A programação contou com caminhada e blitz educativa na manhã desta sexta-feira (20) no centro do município. A ação chamou a atenção da população para o disque denúncia.
Caminhada do "Faça Bonito" pelas ruas do município de Mojuí dos Campos, no oeste do Pará. (Silvágner Grigório/Ascom/PMMC)
Na semana nacional de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, a Prefeitura de Mojuí dos Campos, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), realizou na manhã desta sexta-feira (20) uma ação de conscientização na zona urbana do município, a fim de mobilizar e sensibilizar a sociedade, escolas, empresas e instituições sobre o tema. A programação contou com Caminhada do "Faça Bonito" e blitz educativa na Praça Matriz de Santo Antônio.
A caminhada teve início na Semtras, ao lado da Praça da Prefeitura e seguiu pela avenida Castelo Branco, travessa Princesa Isabel, Estrada de Rodagem, travessa Antônio Walfredo, encerrando na Praça Matriz. Participaram crianças e adolescentes, estudantes de escolas públicas, integrantes do Nuca, além de representantes da Rede Socioassistencial do município, que seguiram pelo trajeto com faixas, cartazes e apitos que chamaram a atenção da população sobre o problema social.
"Essa ação, essa caminhada, faz alusão ao dia dezoito de maio, campanha nacional que chama a atenção para o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. Atualmente, em Mojuí dos Campos, fazemos o acompanhamento de noventa e cinco casos, destes, setenta envolvendo crianças e adolescentes. Nós precisamos cuidar e proteger esse público e alertar a população para que denuncie", afirmou a secretária municipal de trabalho e assistência social, Adrielly Lima.
"O governo municipal, juntamente com os demais órgãos de proteção, estão atentos e a população é nossa maior aliada para coibir esse mal. Precisamos nos unir cada vez mais e proteger nossas crianças e adolescentes. E hoje estamos aqui, como o intuito de promover essa conscientização, alertar as famílias para que protejam as crianças e que também procure denunciar casos", destacou o prefeito Marco Antônio Lima.
Disque denúncia
Uma das maneiras mais eficazes de combater abusos e explorações é a denúncia. Ela pode ser feita por meio do Disque 100, um canal da Secretaria Nacional de Direitos Humanos (SDH) que funciona 24 horas por dia, ou também ao Conselho Tutelar de Mojuí dos Campos, pelo contato (93) 99232 3900. A ligação é gratuita e a identidade do denunciante é mantida em absoluto sigilo.
Faça Bonito
A proposta anual da campanha "Faça Bonito", é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes. É preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao seu desenvolvimento de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual. Esquecer é permitir, lembrar é combater.
Texto: Semtras
Fotos: Silvágner Grigório
Assessoria de Comunicação - ASCOM