Na classificação geral, Mojuí dos Campos ocupa a quinta colocação. O relatório com o resultado final foi divulgado esta semana; conheça a metodologia do projeto.
Vista aérea da área central do município de Mojuí dos Campos, no oeste do Pará. (Foto: Silvágner Grigório/Ascom/PMMC)
Mojuí dos Campos, no oeste do Pará, é um dos 10 municípios do Brasil classificados no edital do Processo Seletivo 2022 do InovaJuntos - projeto de cooperação internacional entre municípios brasileiros, portugueses e latino-americanos, que visa fomentar a inovação nas políticas públicas, por meio da troca de experiências e aprendizados entre os selecionados. Na classificação geral, Mojuí dos Campos ocupa a quinta colocação.
O relatório com o resultado final foi divulgado esta semana. O projeto InovaJuntos é uma oportunidade de encontrar soluções para os problemas reais da administração pública, a partir do cofinanciamento da União Europeia, com a identificação de boas práticas e troca de experiências. No Pará, além de Mojuí dos Campos, os municípios de Belém e Barcarena também foram classificados no edital.
"Uma ótima notícia, pois temos feito um grande esforço, trazendo inovações para a Prefeitura de Mojuí dos Campos, para que possamos avançar e melhorar na prestação de serviço em todas as áreas. Precisamos trabalhar bem mais, identificando soluções inovadoras para os desafios enfrentados pelo nosso município, buscando é claro o desenvolvimento sustentável da região", destacou o prefeito Marco Antônio Lima.
Metodologia do projeto
O InovaJuntos - Cooperação Urbana Triangular para Inovação e Sustentabilidade, é uma iniciativa da Confederação Nacional de Municípios (CNM) em parceria com o Centro de Estudos Sociais (CES), da Universidade de Coimbra, Portugal, com o financiamento da União Europeia. A partir do lançamento do edital do Processo Seletivo, as Prefeituras ficam encarregadas de realizar as inscrições.
O objetivo é selecionar dez municípios ou consórcios públicos que atendam aos requisitos e critérios estabelecidos e tenham interesse em serem beneficiários do projeto, que visa fomentar a inovação nas políticas públicas, por meio da troca de experiências e aprendizados entre os municípios e/ou consórcios públicos selecionados e partindo das vocações identificadas nos territórios.
Na primeira etapa, é feita a validação e a classificação dos mais bem pontuados aos menos pontuados, de acordo com a soma dos critérios do projeto. A segunda etapa é a de entrevistas com os dez municípios/consórcios mais bem pontuados. Na terceira etapa, os municípios/consórcios selecionados serão divididos em quatro clusters (grupos) temáticos para análise do Comitê Julgador da segunda fase do projeto.
Texto: Adonias Silva
Foto: Silvágner Grigório
Assessoria de Comunicação - ASCOM