O evento foi realizado nesta quinta-feira (28), no auditório do STTR. O objetivo da Conferência foi discutir políticas públicas no campo da Saúde Mental.
Abertura de 1ª Conferência Municipal de Saúde Mental no STTR em Mojuí dos Campos. (Foto: Silvágner Grigório/Ascom/PMMC)
A 1ª Conferência Municipal de Saúde Mental de Mojuí dos Campos foi realizada nesta quinta-feira (28), no auditório do STTR, no km 12 da PA-431, comunidade Palhal. O evento foi organizado pelo Conselho Municipal de Saúde de Mojuí dos Campos (CMS/MC), com a colaboração da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). Estiveram reunidos durante a Conferência gestores e profissionais da saúde, sociedade civil, especialistas, além de representantes do Poder Executivo Municipal.
Com o tema central, "A Política de Saúde Mental como Direito: Pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS", o objetivo da Conferência foi discutir políticas públicas no campo da Saúde Mental, conforme rege a legislação do Sistema Único de Saúde (SUS). Outro objetivo da Conferência foi analisar, discutir e traçar propostas de melhorias e avanços nos serviços de saúde mental ofertados no município de Mojuí dos Campos.
A Conferência de Saúde Mental é o momento prioritário dentro da previsão legal das Leis 8080/90 e 8142/90, do Conselho Nacional de Saúde, onde se analisam e atualizam as necessidades relacionadas à Política de Saúde Mental. É um espaço para construção de proposições para se avançar na implementação, consolidação e organização dos serviços desta política, em consonância com as diretrizes do SUS e da Atenção Psicossocial baseada nos princípios da Reforma Psiquiátrica.
Texto: Adonias Silva
Fotos: Silvágner Grigório
Assessoria de Comunicação - ASCOM