A formação começou na segunda-feira (21) e encerrou nesta sexta-feira (25), no Centro de Convivência do Idoso (CCI). O programa vai atender 100 famílias no município.
Equipe do Criança Feliz durante encerramento da capacitação no CCI em Mojuí dos Campos. (Foto: Silvágner Grigório/Ascom/PMMC)
Os profissionais que integram a equipe do Criança Feliz em Mojuí dos Campos participaram de atividades de treinamento e capacitação com o objetivo de atender gestantes, crianças e famílias do município. A formação começou na segunda-feira (21) e encerrou nesta sexta-feira (25), no Centro de Convivência do Idoso (CCI). O programa do Governo Federal será executado no município pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras). Com a adesão, o município irá inscrever e acompanhar 100 famílias.
O prefeito Marco Antônio Lima e a secretária municipal de trabalho e assistência social, Adrielly Lima, estiveram no encerramento da capacitação e destacaram a importância da equipe estar preparada para iniciar as atividades.
"A adesão do programa que será executado por nós da assistência social em parceria com as secretarias de saúde e educação é a confirmação de que a gestão está comprometida com a política da infância e adolescência", destacou a secretária municipal de trabalho e assistência social, Adrielly Lima.
A capacitação foi ministrada pela socióloga Helena Cláudia Gomes, multiplicadora do Programa Criança Feliz da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), do Governo do Pará.
"A capacitação do guia de visita domiciliar vem trazer orientações para o município de Mojuí dos campos iniciar as ações do Programa Criança Feliz. Esse programa ele traz para o município a oportunidade de nós, enquanto profissionais da área da assistência social, realizarmos o melhor desenvolvimento infantil, para as pessoas que vão nascer, até seis anos, e também as gestantes", esclareceu.
O Programa
O Criança Feliz é uma iniciativa do Governo Federal, coordenado pelo Ministério da Cidadania, que tem como missão estimular o desenvolvimento cognitivo, motor e afetivo de crianças com idade de até seis anos por meio do acompanhamento de mães, pais e cuidadores. Os eixos do programa são as visitas familiares e a integração das políticas de atenção à Primeira Infância.
O público prioritário são as gestantes, crianças de até três anos e suas famílias inscritas no Cadastro Único, crianças de até seis anos e suas famílias no caso de serem beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e crianças de até 6 anos afastadas do convívio familiar em razão de aplicação de medida protetiva.
Assessoria de Comunicação - ASCOM