NOTÍCIAS

13-NOV-2023

1ª Conferência Municipal de Educação de Mojuí dos Campos discute propostas e políticas públicas para os próximos 10 anos

O evento foi realizado no sábado (11), na escola estadual Fernando Guilhon. Foram escolhidas as propostas e eleitos os delegados para a conferência estadual de educação.

#Educação POR ADONIAS 13 DE NOVEMBRO DE 2023

Abertura da 1ª Conferência Municipal de Educação de Mojuí dos Campos. (Foto: Silvágner Grigório/Ascom/PMMC)

A Prefeitura de Mojuí dos Campos, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou na manhã e tarde de sábado (11), a 1ª Conferência Municipal de Educação (COMED-2023). O evento, realizado na escola estadual Governador Fernando Guilhon, no bairro Centro, teve como objetivo discutir propostas e políticas públicas de educação para os próximos 10 anos. Além disso, foram eleitos os delegados para a conferência estadual de educação, que será realizada em Belém.

A Conferência teve como tema central o Plano Nacional de Educação 2024-2034: Política de Estado para garantia da educação como direito humano com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável. O Plano representa uma estratégia de longo prazo para orientar as políticas educacionais, e estabelece metas e diretrizes para promover melhorias no sistema educacional brasileiro ao longo dos próximos dez anos, abrangendo desde o acesso à educação até a qualidade do ensino.

Após o credenciamento dos participantes, ocorreu a composição da mesa de abertura e fala das autoridades. Em seguida, o evento contou com apresentações culturais e leitura e aprovação do regimento geral e palestra magna. Depois, a divisão dos grupos para a elaboração das propostas para cada um dos eixos temáticos. Ao final, ocorreu a apresentação, votação e aprovação das propostas, e a eleição dos delegados que irão representar o município na conferência estadual de educação.

A palestra magna foi ministrada pelo professor José Williams da Silva Valentim, mestre em educação, membro do Fórum Municipal de Educação de Santarém. Ele abordou sobre os desafios da educação nos municípios brasileiros e a importância das políticas educacionais no país. Também falou sobre a importância do Plano Nacional de Educação (PNE), que estabelece metas e estratégias para garantir e assegurar o acesso à educação de qualidade no Brasil até 2024.

"Essa conferência representa um passo importante para a educação de Mojuí dos Campos, um espaço democrático de debates em prol do futuro da nossa educação. A partir daqui, vamos avaliar as nossas ações e traçar metas para os próximos dez anos. Já avançamos muito e vamos continuar avançando, seja na qualidade do ensino, seja na melhoria da infraestrutura das escolas e na valorização dos profissionais", destacou a secretária municipal de educação, Elizangela Bezerra.

"A conferência de educação é de extrema importância, pois proporciona um espaço para discutir políticas e estratégias educacionais, promovendo a participação da comunidade escolar na formulação de diretrizes. Temos feito um trabalho abrangente na nossa educação, fortalecendo o nosso sistema educacional, contribuindo assim para o desenvolvimento do nosso município. Essa conferência vai contribuir com o trabalho da nossa gestão", afirmou o prefeito Marco Antônio Lima.

Participação - A 1ª Conferência Municipal de Educação (COMED-2023) contou com a participação do prefeito Marco Antônio Lima, da secretária municipal de educação, Elizangela Bezerra, da presidente da Comissão Temporária da COMED, Glicilene Evaristo, e representantes do Conselho Municipal de Educação (CME), professores, diretores de escolas, servidores, membros da sociedade civil, instituições públicas e privadas, além de convidados.

Texto: Adonias Silva
Fotos: Silvágner Grigório
Assessoria de Comunicação - ASCOM

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#MojuíDosCampos11Anos Hoje

Prefeitura de Mojuí dos Campos entrega insumos agrícolas para produtores rurais atendidos pelo Territórios Sustentáveis

Entrega foi realizada na quarta-feira (6). A iniciativa é voltada ao cultivo do cacau e tem como objetivo potencializar a atividade cacaueira e a renda dos produtores.

#AssistênciaSocial Há 3 dia(s)

Prefeito Marco Antônio empossa os novos membros do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Mojuí dos Campos

A cerimônia de posse foi realizada na manhã desta terça-feira (4), na sede do CMAS, no Centro. O CMDPI é responsável por garantir as políticas de direito dos idosos.

#MojuíDosCampos11Anos Há 3 dia(s)

Prefeitura de Mojuí dos Campos entrega escola São Raimundo reformada e climatizada na comunidade Vista Alegre do Moju

O ato de entrega foi realizado na manhã de sexta-feira (1º), com a presença de autoridades e da comunidade. A unidade de ensino passou por reforma em todos os ambientes.

#Fé Há 6 dia(s)

Sede administrativa da Prefeitura de Mojuí dos Campos recebe visita da Imagem de Nossa Senhora da Conceição

A visita da Santa ocorreu no fim da manhã e início da tarde desta sexta-feira (2). Momento de celebração e renovação da fé emocionou os servidores.  

#CaminhadaDeFéComMaria Há 7 dia(s)

Governo de Mojuí dos Campos prestigia chegada da Imagem de Nossa Senhora da Conceição para a Caminhada de Fé com Maria

A imagem foi recepcionada na noite desta quinta-feira (30), na Igreja Matriz de Santo Antônio. A programação faz parte das celebrações do Círio da Conceição 2023.

#CaminhadaDeFéComMaria Há 7 dia(s)

Prefeitura de Mojuí dos Campos garante apoio e estruturas para a Caminhada de Fé com Maria, no Círio da Conceição 2023

A Caminhada será no sábado (2). O gesto institucional reforça o incentivo do poder público, demonstrando o reconhecimento e a importância religiosa e cultural do evento.  

#Cultura Há 8 dia(s)

Prefeitura de Mojuí dos Campos lança editais da Lei Paulo Gustavo destinados à seleção de projetos culturais; confira

As duas chamadas públicas somam investimentos de R$ 153 mil. As inscrições devem ser realizadas entre os dias 30 de novembro a 11 de dezembro de 2023.

#NovembroAzul Há 9 dia(s)

Prefeitura de Mojuí dos Campos realiza mutirão de ultrassonografia de próstata no encerramento da campanha Novembro Azul

A iniciativa busca ampliar o acesso a exames para detectar precocemente doenças, especialmente o câncer. Mais de 50 pacientes foram atendidos nesta terça-feira (28).

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito