NOTÍCIAS

28-MAI-2023

Famílias da reforma agrária de Mojuí dos Campos recebem título de propriedade rural durante ato em Santarém

Foram disponibilizados 43 títulos de regularização. O processo foi realizado por meio de uma parceria entre o Incra e a Prefeitura, através do Núcleo de Regularização Fundiária.

#Agricultura POR ADONIAS 28 DE MAIO DE 2023

A agricultora Rute Andrade com o título de propriedade em mãos durante evento em Santarém (PA). (Foto: Semagri/PMMC)

Em uma cerimônia realizada em Santarém na última sexta-feira (26), famílias de Mojuí dos Campos, que fazem parte do programa de reforma agrária, receberam títulos de regularização fundiária -- de propriedade rural. O processo de entrega dos títulos foi realizado por meio de uma parceria entre o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e a Prefeitura de Mojuí dos Campos, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura (Semagri), através Núcleo Municipal de Regularização Fundiária (NMRF).

O ato ocorreu no auditório do Campus Tapajós da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), com a participação do Ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Paulo Teixeira, do presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Cesar Aldrighi, do Superintendente Regional do Incra no Oeste do Pará, José Maria Melo, da vice-prefeita de Mojuí dos Campos, Suely Araújo, do coordenador do Núcleo Municipal de Regularização Fundiária de Mojuí dos Campos (NMRF), Paulo Pigarilho e outras autoridades. O prefeito Marco Antônio justificou ausência.

Ao todo, foram disponibilizados 43 documentos. De acordo com a Prefeitura, alguns processos eram antigos e o Núcleo contribuiu para a aceleração dos processos. "Receber o título foi um momento de imensa alegria e realização para minha família e para todas as famílias beneficiadas. Durante anos, lutamos para cultivar essas terras e garantir nosso sustento, mas sempre existiu uma incerteza. Agora, com o título em mãos, temos essa segurança", comemorou a agricultora, Rute Andrade.

"A entrega dos títulos traz benefícios socioeconômicos significativos. Com a posse legal das terras, as famílias têm a oportunidade de acessar crédito, programas de assistência técnica, incentivos para a produção agrícola e outros programas governamentais. Isso impulsiona o desenvolvimento local, estimula a geração de renda, promove a agricultura familiar e fortalece a economia do nosso município", afirmou o secretário municipal de agricultura, Jailson Mesquita.

"A entrega de títulos de terra é um instrumento poderoso para a promoção da inclusão social, o desenvolvimento econômico e a proteção ambiental do nosso município. Nós, juntamente com o nosso prefeito Marco Antônio, estamos comprometidos em apoiar e promover ações de regularização fundiária, buscando garantir que todas as famílias de nossa cidade tenham acesso aos benefícios e oportunidades que a posse legal da terra proporciona", enfatizou a vice-prefeita, Suely Araújo.

"A entrega dos títulos de propriedade rural em Mojuí dos Campos é mais um passo rumo à justiça social, ao fortalecimento da agricultura familiar e ao desenvolvimento rural sustentável em nosso município. As famílias agora têm a segurança e a tranquilidade necessárias para continuar trabalhando em suas terras, contribuindo para o crescimento da região e melhorando a qualidade de vida de todos os envolvidos", destacou, por telefone, o prefeito Marco Antônio Lima.

Titula Brasil
O Programa Titula Brasil é uma iniciativa do governo brasileiro que busca acelerar o processo de regularização fundiária de terras públicas da União. O programa tem como objetivo fornecer títulos de propriedade para famílias que ocupam essas terras, garantindo a segurança jurídica e o acesso a benefícios e direitos. O programa é implementado por meio de parcerias entre o governo federal, os governos estaduais e municipais, e conta com a participação de diferentes órgãos e entidades.

O Núcleo
O primeiro Núcleo Municipal de Regularização Fundiária (NMRF) do Programa Titula Brasil em Mojuí dos Campos foi inaugurado em 2021. A instalação da unidade é fruto do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) assinado no dia 26 de abril entre o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e a Prefeitura. O núcleo funciona na sede da Semagri, localizada na rua Rui Barbosa, 493, bairro Esperança. O atendimento ocorre de segunda à sexta-feira, de 08h às 15h.

"O objetivo do Núcleo é justamente desenvolver atividades de regularização fundiária no âmbito do Programa Titula Brasil, com garantia do direito à propriedade para os moradores das áreas em processo de regularização, oferecer segurança jurídica da posse da terra, o acesso a financiamentos para investimentos na propriedade, além de contribuir para a qualidade de vida da população e redução de conflitos fundiários no município", explicou o coordenador do NMRF, Paulo Pigarilho.

Texto: Adonias Silva
Fotos: Silvágner Grigório e Semagri
Assessoria de Comunicação - ASCOM

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#AssistênciaSocial Há 2 dia(s)

Famílias são beneficiadas com doação de frutas e verduras pelo Programa de Aquisição de Alimentos em Mojuí dos Campos

O PAA é uma iniciativa do Governo Federal, em parceria com a Prefeitura. O objetivo é promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar.

#Esporte Há 18 dia(s)

Prefeitura de Mojuí dos Campos realiza 1º Torneio Masculino de Futebol Society para categorias de base

O torneio reuniu 13 equipes no total e cerca de 100 crianças e adolescentes. A competição foi realizada na tarde de domingo (7), no Campo Nogueirão.

#Saúde Há 18 dia(s)

Prefeitura de Mojuí dos Campos oferece atendimento 24h e tratamento com soro para vítimas de animais peçonhentos

O atendimento e o tratamento são feitos por uma equipe especializada. Dependendo da gravidade do acidente, o soro necessário é administrado pela equipe de saúde.

#AssistênciaSocial Há 18 dia(s)

Projeto 'FitDance' celebra 1 ano de atividades promovendo saúde e qualidade vida para a população em Mojuí dos Campos

No sábado (6), um aulão especial marcou o aniversário do projeto, na Quadra do Nogueirão. A iniciativa da Prefeitura é desenvolvida pela Semtras.

#AssistênciaSocial Há 21 dia(s)

Empossados os novos membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Mojuí dos Campos

A cerimônia foi realizada na manhã desta quinta-feira (4). O CMDCA tem função de formular e deliberar a respeito de políticas públicas relativas às crianças e adolescentes.

#Esporte Há 23 dia(s)

Prefeitura de Mojuí dos Campos realiza final do 1º Campeonato de Futebol Society do Rio Curuá-Una

Os jogos decisivos foram realizados no domingo (31), no campo de futebol da comunidade Xavier. A tarde foi marcada pela paixão pelo esporte e pela integração entre as comunidades.

#AssistênciaSocial Há 24 dia(s)

Prefeitura de Mojuí dos Campos realiza blitz educativa no Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo

Ação foi realizada na manhã desta terça-feira (2), no Centro. Houve adesivagem de veículos, entrega de material informativo e orientações ao público.

#AssistênciaSocial Há 24 dia(s)

Prefeitura de Mojuí dos Campos celebra a Páscoa com programação cultural na Praça do Nogueirão

A programação foi realizada na noite de sábado (30). O público acompanhou apresentações de música, dança, teatro, canto coral, balé e coreografia.

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito