NOTÍCIAS

09-ABR-2023

Prefeitura e Rotary levam serviços de cidadania e saúde para moradores da comunidade Novo Progresso, em Mojuí dos Campos

A ação social foi realizada no sábado (8), na escola municipal Novo Progresso. A iniciativa ofertou mais de 20 serviços para os moradores da comunidade e região.

#CidadaniaESaúde POR ADONIAS 09 DE ABRIL DE 2023

Mais uma importante ação social mobilizou a população de Mojuí dos Campos no fim de semana. Promovida pelo Rotary Club de Santarém Pérola do Tapajós, através do Projeto "Meu Club em Ação", em parceria com a Prefeitura, através do Projeto "Mais Cidadania e Saúde", a iniciativa ofertou mais de 20 serviços de cidadania, saúde e bem-estar para os moradores da comunidade Novo Progresso, na escola municipal Novo Progresso, zona rural do município, no sábado (8). Além dos serviços, houve também palestra, distribuição de doces e brinquedos para as crianças e de cestas de alimentos para as famílias.

A ação reuniu mais de 80 profissionais, entre servidores públicos municipais, voluntários e associados do Rotary Club. Entre os serviços, inclusão e atualização do Cadastro Único, emissão da Carteira do Idoso, informações sobre programas sociais, atendimento psicossocial, emissão de carteira de identidade, aferição de pressão arterial, emissão do cartão do SUS, coleta de PCCU, vacinação de rotina, consulta médica, de enfermagem, atendimento odontológico, atendimento oftalmológico, atendimento com fisioterapeuta, entrega de medicamentos e testes rápidos.

Além de garantir mais qualidade de vida para a população, o objetivo do Projeto "Mais Cidadania e Saúde" é descentralizar os serviços da Assistência Social e da Saúde para o interior do município, especialmente para as localidades mais distantes da zona urbana, beneficiando famílias em situação de vulnerabilidade social ou que, por algum motivo, não possuem acesso aos serviços públicos. Quase 100 profissionais integram o projeto, entre assistentes sociais, psicólogos, pedagogos, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, dentistas, além da equipe de apoio ao projeto.

O prefeito Marco Antônio Lima participou da ação e destacou a importância da parceria com o Rotary Club, visando a ampliação da oferta dos serviços básicos de cidadania e saúde para a população. "Estamos envolvidos em tudo o que for para o bem da população do nosso município. E essa parceria com o Rotary Club é muito importante para que possamos transformar a realidade das famílias. E nós iremos somar com eles, ampliando a oferta dos serviços públicos, para que mais pessoas possam ser beneficiadas, especialmente das regiões mais distantes", afirmou.

O Projeto "Meu Club em Ação" do Rotary foi criado em 2020 com a proposta de ajudar na qualidade de vida da população das comunidades ribeirinhas, prioritariamente as localidades de difícil acesso às margens dos rios. Atualmente, atende as regiões de acordo com as necessidades, entre as quais, alimentação, vestimentas, atendimento médico, odontológico, vacinas, aconselhamentos para jovens e adultos, entrega de material escolar, entre outros. A parceria conta com a participação de mais de 70 voluntários, incluindo médicos, acadêmicos, psicólogos, advogados, entre outros.

A presidente do Rotary Club de Santarém Pérola do Tapajós, Ida Perfeito Refatti, enfatizou que a parceria com a Prefeitura é fundamental para a execução do projeto. "Propomos ao prefeito essa ação e recebemos todo o apoio necessário. Quando temos o município apoiando nosso projeto, fica ainda mais fácil a execução. Então hoje é um dia muito importante para o Rotary Club, com esta ação sendo realizada aqui nesta comunidade, que precisa de assistência, e nós, juntamente com a prefeitura, estamos dando essa assistência. É gratificante ajudar a população", falou.

O Rotary
O Rotary é uma organização sem fins lucrativos internacional fundada em 1905, com o objetivo de fomentar a boa vontade e compreensão entre as pessoas de todo o mundo. É composto por clubes locais, que são formados por líderes comunitários e profissionais. A missão é fomentar e apoiar a realização de projetos de serviço comunitário e de ajuda humanitária. Os projetos incluem iniciativas relacionadas à saúde, educação, paz e resolução de conflitos, entre outros. Além disso, o Rotary também se dedica a erradicar a poliomielite e a combater a fome e a pobreza.

Texto: Adonias Silva
Fotos: Silvágner Grigório
Assessoria de Comunicação - ASCOM

 

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Esporte Há 12 dia(s)

Prefeitura de Mojuí dos Campos realiza 1º Torneio Masculino de Futebol Society para categorias de base

O torneio reuniu 13 equipes no total e cerca de 100 crianças e adolescentes. A competição foi realizada na tarde de domingo (7), no Campo Nogueirão.

#Saúde Há 12 dia(s)

Prefeitura de Mojuí dos Campos oferece atendimento 24h e tratamento com soro para vítimas de animais peçonhentos

O atendimento e o tratamento são feitos por uma equipe especializada. Dependendo da gravidade do acidente, o soro necessário é administrado pela equipe de saúde.

#AssistênciaSocial Há 12 dia(s)

Projeto 'FitDance' celebra 1 ano de atividades promovendo saúde e qualidade vida para a população em Mojuí dos Campos

No sábado (6), um aulão especial marcou o aniversário do projeto, na Quadra do Nogueirão. A iniciativa da Prefeitura é desenvolvida pela Semtras.

#AssistênciaSocial Há 15 dia(s)

Empossados os novos membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Mojuí dos Campos

A cerimônia foi realizada na manhã desta quinta-feira (4). O CMDCA tem função de formular e deliberar a respeito de políticas públicas relativas às crianças e adolescentes.

#Esporte Há 17 dia(s)

Prefeitura de Mojuí dos Campos realiza final do 1º Campeonato de Futebol Society do Rio Curuá-Una

Os jogos decisivos foram realizados no domingo (31), no campo de futebol da comunidade Xavier. A tarde foi marcada pela paixão pelo esporte e pela integração entre as comunidades.

#AssistênciaSocial Há 18 dia(s)

Prefeitura de Mojuí dos Campos realiza blitz educativa no Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo

Ação foi realizada na manhã desta terça-feira (2), no Centro. Houve adesivagem de veículos, entrega de material informativo e orientações ao público.

#AssistênciaSocial Há 18 dia(s)

Prefeitura de Mojuí dos Campos celebra a Páscoa com programação cultural na Praça do Nogueirão

A programação foi realizada na noite de sábado (30). O público acompanhou apresentações de música, dança, teatro, canto coral, balé e coreografia.

#Agricultura Há 24 dia(s)

Feira do Pescado 2024: cerca de 5 toneladas de peixes estarão à venda em Mojuí dos Campos para a Semana Santa

A feira começou na manhã desta quarta-feira (27) e vai até sexta-feira (28). Além de beneficiar os produtores, o evento também contribui para a economia do município.

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito