NOTÍCIAS

20-MAR-2023

Prefeitura, Forma Pará e Ufopa realizam cerimônia e aula inaugural do curso de Engenharia Florestal em Mojuí dos Campos

A cerimônia de recepção dos calouros foi realizada na tarde de segunda-feira (20), no Centro do Idoso. A turma tem 39 alunos, que farão o curso na escola municipal Júlio Walfredo.

#Educação POR ADONIAS 20 DE MARÇO DE 2023

A jovem Juliane Carneiro, de 18 anos, participa da aula inaugural do curso de Engenharia Florestal. (Fotos: Adonias Silva/Ascom/PMMC)

Alegria, emoção e expectativa marcaram a aula inaugural do curso de Engenharia Florestal em Mojuí dos Campos, primeira turma de graduação presencial ofertada no município, por meio do Forma Pará, programa do Governo do Estado, coordenado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), com a parceria da Prefeitura de Mojuí dos Campos e da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). A cerimônia de recepção dos calouros foi realizada na tarde de segunda-feira (20), no Centro do Idoso.

A aula inaugural contou com a presença de familiares e dos 39 acadêmicos, aprovados em processo seletivo realizado no ano passado. Eles receberam as boas-vindas da reitora em exercício da Ufopa, professora doutora Solange Helena Ximenes Rocha, do prefeito Marco Antônio Lima, da chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Janaina Zeppenfeld, da vereadora Núbia Angelino, do diretor do Instituto de Biodiversidade e Florestas, professor doutor Tiago Almeida Vieira e do coordenador do curso de Engenharia Florestal, professor doutor Everton Almeida.

A palestra da aula magna foi ministrada pelo professor doutor Everton Almeida, coordenador do curso de Engenharia Florestal em Mojuí dos Campos, que discutiu o tema "Engenharia Florestal e o Exercício Profissional: passado, presente e futuro". Em seguida, houve o início da disciplina "Sociedade Natureza e Desenvolvimento", com o professor Diego Aguiar. "É com muita alegria que recebemos os nossos alunos do curso de engenharia florestal. Desejamos muito sucesso e contem conosco, contem com a Ufopa. Que possam se tornar excelentes profissionais", disse Everton.

A reitora em exercício da Ufopa, professora doutora Solange Helena Ximenes Rocha, destacou a importância da expansão do ensino superior para os municípios através da parceria entre estado, município e a universidade. "A Ufopa é uma universidade que está de portas abertas. Destaco aqui a importância desse programa, mesmo sabendo que a educação superior não é atribuição do município, mas o compromisso, a responsabilidade da gestão mostra que, para além do que é possível ser feito, conseguiu entender a importância dessa oferta, a importância desse curso", falou.

O prefeito Marco Antônio Lima desejou boas vindas aos calouros e reafirmou o compromisso do governo em garantir a oferta de ensino para todos os cidadãos. "Desejo boas-vindas aos alunos de engenharia florestal, que seja o início de uma fase de desafios e conquistas. Sei o quanto uma graduação é importante e por isso estamos buscando oportunizar aos estudantes o acesso ao ensino superior, dando oportunidade para quem possui o sonho de entrar em uma universidade. Que Deus abençoe o caminho de todos nesta importante jornada de estudos", declarou.

Oportunidade
E quem está vivendo um sonho é o jovem Luiz Antônio, de 28 anos, morador da comunidade Tracoá. "Essa será a minha primeira graduação. Pra mim é de grande importância. É uma experiência nova que eu vou viver, e é uma área que eu gosto muito, que é a floresta. Aí quando apareceu a oportunidade eu abracei com força. Sempre fui do interior, sempre gostei de estar no interior e não pretendo sair tão cedo. Só momento de agradecer por esse ciclo que está iniciando, espero que toda a nossa turma se forme e que possamos nos tornar excelentes profissionais.

Quem também integra a turma de engenharia florestal é a jovem Juliane Carneiro, de 18 anos. Ela conta que ficou muito feliz pela oportunidade de cursar o ensino superior sem precisar se deslocar para outro município. "Estou muito ansiosa, nem consigo dormir direito, com tanta ansiedade. Ainda nem bem começou e eu já estou gostando. Espero aproveitar bastante o curso durante esses cinco anos, me dedicar ao máximo. Sabemos que aqui ainda não temos uma universidade e quando lançaram o processo seletivo eu fiz a minha inscrição e resolvi aproveitar. É uma ótima área", afirmou.

A turma de Engenharia Florestal em Mojuí dos Campos tem 39 alunos que farão o curso em uma sala da escola municipal Júlio Walfredo da Ponte, polo de apoio ao ensino da Ufopa. A duração será de cinco anos.

Texto: Adonias Silva
Fotos: Adonias Silva
Assessoria de Comunicação - ASCOM

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Esporte Há 15 dia(s)

Prefeitura de Mojuí dos Campos realiza 1º Torneio Masculino de Futebol Society para categorias de base

O torneio reuniu 13 equipes no total e cerca de 100 crianças e adolescentes. A competição foi realizada na tarde de domingo (7), no Campo Nogueirão.

#Saúde Há 15 dia(s)

Prefeitura de Mojuí dos Campos oferece atendimento 24h e tratamento com soro para vítimas de animais peçonhentos

O atendimento e o tratamento são feitos por uma equipe especializada. Dependendo da gravidade do acidente, o soro necessário é administrado pela equipe de saúde.

#AssistênciaSocial Há 15 dia(s)

Projeto 'FitDance' celebra 1 ano de atividades promovendo saúde e qualidade vida para a população em Mojuí dos Campos

No sábado (6), um aulão especial marcou o aniversário do projeto, na Quadra do Nogueirão. A iniciativa da Prefeitura é desenvolvida pela Semtras.

#AssistênciaSocial Há 18 dia(s)

Empossados os novos membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Mojuí dos Campos

A cerimônia foi realizada na manhã desta quinta-feira (4). O CMDCA tem função de formular e deliberar a respeito de políticas públicas relativas às crianças e adolescentes.

#Esporte Há 20 dia(s)

Prefeitura de Mojuí dos Campos realiza final do 1º Campeonato de Futebol Society do Rio Curuá-Una

Os jogos decisivos foram realizados no domingo (31), no campo de futebol da comunidade Xavier. A tarde foi marcada pela paixão pelo esporte e pela integração entre as comunidades.

#AssistênciaSocial Há 21 dia(s)

Prefeitura de Mojuí dos Campos realiza blitz educativa no Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo

Ação foi realizada na manhã desta terça-feira (2), no Centro. Houve adesivagem de veículos, entrega de material informativo e orientações ao público.

#AssistênciaSocial Há 21 dia(s)

Prefeitura de Mojuí dos Campos celebra a Páscoa com programação cultural na Praça do Nogueirão

A programação foi realizada na noite de sábado (30). O público acompanhou apresentações de música, dança, teatro, canto coral, balé e coreografia.

#Agricultura Há 27 dia(s)

Feira do Pescado 2024: cerca de 5 toneladas de peixes estarão à venda em Mojuí dos Campos para a Semana Santa

A feira começou na manhã desta quarta-feira (27) e vai até sexta-feira (28). Além de beneficiar os produtores, o evento também contribui para a economia do município.

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito