NOTÍCIAS

23-JAN-2023

Projeto 'Mais Cidadania e Saúde' da Prefeitura de Mojuí dos Campos leva ações e serviços para a comunidade Bananeira

Os atendimentos foram prestados na escola municipal São José no sábado (21). Entre os serviços, emissão de documentos, consultas médicas e odontológicas.

#CidadaniaESaúde POR ADONIAS 23 DE JANEIRO DE 2023

Atendimento durante etapa do Projeto "Mais Cidadania e Saúde" na comunidade Bananeira. (Fotos: Adonias Silva/Ascom/PMMC)

A caravana do Projeto "Mais Cidadania e Saúde", iniciativa da Prefeitura de Mojuí dos Campos, por meio da parceria entre a Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras) e a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), beneficiou no sábado (21), em mais uma etapa, os moradores da comunidade Bananeira, localizada na região do Rio Curuá-Una, distante cerca de 85 km da sede do município. A população teve acesso a diversos serviços, entre eles, emissão de documentos, atendimento social, testes rápidos, vacinação, consultas médicas e odontológicas. Os atendimentos foram prestados durante a manhã na escola municipal São José.

Além de garantir qualidade de vida para a população, o objetivo do projeto da gestão do prefeito Marco Antônio Lima é descentralizar os serviços da Assistência Social e da Saúde para o interior do município, especialmente para as localidades mais distantes da zona urbana, beneficiando famílias em situação de vulnerabilidade social ou que por algum motivo não possuem acesso aos serviços disponibilizados pelos equipamentos Cras e Creas e pelas unidades de saúde. Quase 100 profissionais integram o projeto, entre assistentes sociais, psicólogos, pedagogos, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, dentistas, além da equipe de apoio ao projeto.

A viagem até a comunidade Bananeira dura em média duas horas e trinta minutos. Os profissionais, divididos em caminhonetes, saíram bem cedo, pegaram a estrada de chão, atravessaram o Rio Moju de balsa e continuaram o percurso até a região, onde vivem cerca de 100 famílias. "Para nós é um motivo de alegria, um momento muito importante, com a presença de todos, agradecer ao nosso prefeito Marco Antônio pela ação, aqui tem médico, tem dentista, tem muita coisa, estamos aqui para agradecer. Já fui atendido assim que cheguei e vou agora para a consulta com o médico, tá sendo muito boa a ação", comemorou o agricultor Antônio Oliveira, de 59 anos.

"Iniciamos o ano de dois mil e vinte e três com mais uma etapa do projeto, atendendo a comunidade Bananeira, é uma comunidade distante do centro urbano, são horas de viagem. A assistência social trouxe diversos serviços, entre eles, a emissão de identidade, inscrição no cadastro único, emissão da carteira do idoso, para que essas famílias reduzam os custos financeiros para irem até o centro urbano, com o objetivo de fortalecer os serviços públicos ofertados a cada família, um compromisso da gestão municipal para com a população que mais precisa. A assistência social tem sido incansável nesse sentido", destacou o coordenador do Creas, Jaime Seade.

"Estamos com atendimento médico, atendimento de enfermagem, odontológico, testes rápidos, exame preventivo, vacinação, entre outros. É a intensificação das ações de saúde que estamos levando para as comunidades mais remotas, para que possamos atender melhor ainda as pessoas e fortalecer o atendimento da população, uma das prioridades da gestão do nosso prefeito Marco Antônio, que tem se preocupado com a qualidade da vida da população. Sabemos que a saúde do município avançou muito nos últimos dois anos e vai continuar avançando com esse trabalho fantástico do nosso grupo", afirmou o secretário municipal de saúde, Glayton Rodrigues.

A ação contou com a participação de profissionais de odontologia que integram o projeto social desenvolvido e liderado pelo cirurgião dentista Gerlande Castro, vereador de Santarém. "É gratificante levar assistência pública odontológica para que mais precisa, nas localidades mais distantes. Estamos aqui para somar com a equipe de saúde do município, com a prefeitura, prestando esse serviço que é essencial. A saúde começa pela boca e por isso é importante esse trabalho. Estamos fazendo limpeza, extração, temos as restaurações, aplicação de flúor também", disse.

Texto: Adonias Silva
Fotos: Adonias Silva
Assessoria de Comunicação - ASCOM

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Saúde Há 5 dia(s)

BOLETIM COVID-19. CILINDROS DE OXIGÊNIO

BOLETIM COVID-19. CILINDROS DE OXIGÊNIO

#Saúde Há 5 dia(s)

BOLETIM COVID-19. VACINÔMETRO

BOLETIM COVID-19. VACINÔMETRO

#Saúde Há 5 dia(s)

BOLETIM COVID-19. MOJUI DOS CAMPOS

BOLETIM COVID-19. MOJUI DOS CAMPOS

#Educação Há 9 dia(s)

Prefeitura convoca para habilitação candidatos de Mojuí dos Campos classificados no Prosel Forma Pará Ufopa 2023

Os aprovados deverão realizar a habilitação de 23 a 27 de janeiro na escola municipal Júlio Walfredo da Ponte. O Forma Pará é uma parceria da Prefeitura, Governo do Pará e Ufopa.

#Saúde Há 11 dia(s)

Semsa promove treinamento para a equipe de enfermagem sobre acolhimento e classificação de risco nas unidades de saúde

O objetivo foi aprimorar a gestão e o atendimento aos usuários. A capacitação foi realizada na manhã desta quarta-feira (18), na sede do Conselho Municipal de Saúde.

#Saúde Há 12 dia(s)

BOLETIM COVID-19. CILINDROS DE OXIGÊNIO

BOLETIM COVID-19. CILINDROS DE OXIGÊNIO

#Saúde Há 12 dia(s)

BOLETIM COVID-19. VACINÔMETRO

BOLETIM COVID-19. VACINÔMETRO

#Saúde Há 12 dia(s)

BOLETIM COVID-19. MOJUI DOS CAMPOS

BOLETIM COVID-19. MOJUI DOS CAMPOS

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Um pouco insatisfeito

Neutro

Um pouco satisfeito

Muito satisfeito