NOTÍCIAS

23-JAN-2023

Projeto 'Mais Cidadania e Saúde' da Prefeitura de Mojuí dos Campos leva ações e serviços para a comunidade Bananeira

Os atendimentos foram prestados na escola municipal São José no sábado (21). Entre os serviços, emissão de documentos, consultas médicas e odontológicas.

#CidadaniaESaúde POR ADONIAS 23 DE JANEIRO DE 2023

Atendimento durante etapa do Projeto "Mais Cidadania e Saúde" na comunidade Bananeira. (Fotos: Adonias Silva/Ascom/PMMC)

A caravana do Projeto "Mais Cidadania e Saúde", iniciativa da Prefeitura de Mojuí dos Campos, por meio da parceria entre a Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras) e a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), beneficiou no sábado (21), em mais uma etapa, os moradores da comunidade Bananeira, localizada na região do Rio Curuá-Una, distante cerca de 85 km da sede do município. A população teve acesso a diversos serviços, entre eles, emissão de documentos, atendimento social, testes rápidos, vacinação, consultas médicas e odontológicas. Os atendimentos foram prestados durante a manhã na escola municipal São José.

Além de garantir qualidade de vida para a população, o objetivo do projeto da gestão do prefeito Marco Antônio Lima é descentralizar os serviços da Assistência Social e da Saúde para o interior do município, especialmente para as localidades mais distantes da zona urbana, beneficiando famílias em situação de vulnerabilidade social ou que por algum motivo não possuem acesso aos serviços disponibilizados pelos equipamentos Cras e Creas e pelas unidades de saúde. Quase 100 profissionais integram o projeto, entre assistentes sociais, psicólogos, pedagogos, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, dentistas, além da equipe de apoio ao projeto.

A viagem até a comunidade Bananeira dura em média duas horas e trinta minutos. Os profissionais, divididos em caminhonetes, saíram bem cedo, pegaram a estrada de chão, atravessaram o Rio Moju de balsa e continuaram o percurso até a região, onde vivem cerca de 100 famílias. "Para nós é um motivo de alegria, um momento muito importante, com a presença de todos, agradecer ao nosso prefeito Marco Antônio pela ação, aqui tem médico, tem dentista, tem muita coisa, estamos aqui para agradecer. Já fui atendido assim que cheguei e vou agora para a consulta com o médico, tá sendo muito boa a ação", comemorou o agricultor Antônio Oliveira, de 59 anos.

"Iniciamos o ano de dois mil e vinte e três com mais uma etapa do projeto, atendendo a comunidade Bananeira, é uma comunidade distante do centro urbano, são horas de viagem. A assistência social trouxe diversos serviços, entre eles, a emissão de identidade, inscrição no cadastro único, emissão da carteira do idoso, para que essas famílias reduzam os custos financeiros para irem até o centro urbano, com o objetivo de fortalecer os serviços públicos ofertados a cada família, um compromisso da gestão municipal para com a população que mais precisa. A assistência social tem sido incansável nesse sentido", destacou o coordenador do Creas, Jaime Seade.

"Estamos com atendimento médico, atendimento de enfermagem, odontológico, testes rápidos, exame preventivo, vacinação, entre outros. É a intensificação das ações de saúde que estamos levando para as comunidades mais remotas, para que possamos atender melhor ainda as pessoas e fortalecer o atendimento da população, uma das prioridades da gestão do nosso prefeito Marco Antônio, que tem se preocupado com a qualidade da vida da população. Sabemos que a saúde do município avançou muito nos últimos dois anos e vai continuar avançando com esse trabalho fantástico do nosso grupo", afirmou o secretário municipal de saúde, Glayton Rodrigues.

A ação contou com a participação de profissionais de odontologia que integram o projeto social desenvolvido e liderado pelo cirurgião dentista Gerlande Castro, vereador de Santarém. "É gratificante levar assistência pública odontológica para que mais precisa, nas localidades mais distantes. Estamos aqui para somar com a equipe de saúde do município, com a prefeitura, prestando esse serviço que é essencial. A saúde começa pela boca e por isso é importante esse trabalho. Estamos fazendo limpeza, extração, temos as restaurações, aplicação de flúor também", disse.

Texto: Adonias Silva
Fotos: Adonias Silva
Assessoria de Comunicação - ASCOM

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#AssistênciaSocial Há 1 dia(s)

Famílias são beneficiadas com doação de frutas e verduras pelo Programa de Aquisição de Alimentos em Mojuí dos Campos

O PAA é uma iniciativa do Governo Federal, em parceria com a Prefeitura. O objetivo é promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar.

#Esporte Há 17 dia(s)

Prefeitura de Mojuí dos Campos realiza 1º Torneio Masculino de Futebol Society para categorias de base

O torneio reuniu 13 equipes no total e cerca de 100 crianças e adolescentes. A competição foi realizada na tarde de domingo (7), no Campo Nogueirão.

#Saúde Há 17 dia(s)

Prefeitura de Mojuí dos Campos oferece atendimento 24h e tratamento com soro para vítimas de animais peçonhentos

O atendimento e o tratamento são feitos por uma equipe especializada. Dependendo da gravidade do acidente, o soro necessário é administrado pela equipe de saúde.

#AssistênciaSocial Há 17 dia(s)

Projeto 'FitDance' celebra 1 ano de atividades promovendo saúde e qualidade vida para a população em Mojuí dos Campos

No sábado (6), um aulão especial marcou o aniversário do projeto, na Quadra do Nogueirão. A iniciativa da Prefeitura é desenvolvida pela Semtras.

#AssistênciaSocial Há 20 dia(s)

Empossados os novos membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Mojuí dos Campos

A cerimônia foi realizada na manhã desta quinta-feira (4). O CMDCA tem função de formular e deliberar a respeito de políticas públicas relativas às crianças e adolescentes.

#Esporte Há 22 dia(s)

Prefeitura de Mojuí dos Campos realiza final do 1º Campeonato de Futebol Society do Rio Curuá-Una

Os jogos decisivos foram realizados no domingo (31), no campo de futebol da comunidade Xavier. A tarde foi marcada pela paixão pelo esporte e pela integração entre as comunidades.

#AssistênciaSocial Há 23 dia(s)

Prefeitura de Mojuí dos Campos realiza blitz educativa no Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo

Ação foi realizada na manhã desta terça-feira (2), no Centro. Houve adesivagem de veículos, entrega de material informativo e orientações ao público.

#AssistênciaSocial Há 23 dia(s)

Prefeitura de Mojuí dos Campos celebra a Páscoa com programação cultural na Praça do Nogueirão

A programação foi realizada na noite de sábado (30). O público acompanhou apresentações de música, dança, teatro, canto coral, balé e coreografia.

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito