NOTÍCIAS

18-JAN-2023

Semsa promove treinamento para a equipe de enfermagem sobre acolhimento e classificação de risco nas unidades de saúde

O objetivo foi aprimorar a gestão e o atendimento aos usuários. A capacitação foi realizada na manhã desta quarta-feira (18), na sede do Conselho Municipal de Saúde.

#Saúde POR ADONIAS 18 DE JANEIRO DE 2023

Equipe de enfermagem durante treinamento na sede do CMS de Mojuí dos Campos. (Foto: Celiane Farias/Iespes)

Com o objetivo de aprimorar a gestão e o atendimento oferecido nas unidades de saúde e na unidade de urgência e emergência do município, a Prefeitura de Mojuí dos Campos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), promoveu na manhã desta quarta-feira (18), um treinamento para profissionais de enfermagem sobre classificação de risco, visando humanização e maior resolutividade na assistência prestada aos usuários da rede pública. A capacitação foi realizada durante toda a manhã na sede do Conselho Municipal de Saúde (CMS), no bairro Alto Alegre.

Os profissionais de saúde tiveram uma ampla parte teórica, com o aprofundamento de todos os protocolos que já são colocados em prática nas unidades de saúde, desde o acolhimento feito pelos funcionários da recepção até a consulta médica. Na parte prática, a metodologia utilizada foi a elaboração de um fluxograma de atendimento pelos participantes, com base na demanda existente em cada unidade. A proposta da Secretaria Municipal de Saúde também é padronizar o atendimento em razão da crescente procura pelos serviços, evitando assim um fluxo desordenado.

O treinamento foi ministrado pela enfermeira Mirna Malcher, professora do curso de enfermagem do Instituto Esperança de Ensino Superior (Iespes), instituição sediada em Santarém, parceira do município. Mirna destacou a importância de manter os profissionais de saúde atualizados sobre os protocolos de classificação de risco. "Esse momento serviu para que fizéssemos uma reflexão sobre a forma como são realizados os atendimentos, além de chamar a atenção para a forma como os pacientes são acolhidos, com a oferta de um serviço de qualidade para a população", destacou

Para o secretário municipal de saúde, Glayton Rodrigues, é fundamental manter os profissionais de enfermagem atualizados para que o atendimento prestado seja feito com excelência. "Nós já fazemos o atendimento com base na classificação de risco e esse treinamento vai ajudar no processo de trabalho das nossas equipes, da oferta dos serviços, uma preocupação da Semsa, do nosso prefeito Marco Antônio. Também é muito importante que os nossos profissionais estejam bem mais preparados para reconhecer e fazer a classificação da prioridade de atendimento", afirmou.

O treinamento sobre classificação de risco foi uma oportunidade para enriquecer o trabalho desenvolvido pela enfermeira Gleiziane Santiago no atendimento da população no centro de saúde que funciona no prédio da urgência e emergência de Mojuí dos Campos, no bairro Alto Alegre. "O treinamento engrandece o nosso trabalho de acolhimento do paciente, se a classificação for de qualidade, o restante do atendimento tende a ser de qualidade também. O nosso trabalho é voltado totalmente para a população mojuiense. Gostei muito do treinamento, só gratidão", falou.

Texto: Adonias Silva e Elivaldo Silva
Fotos: Silvágner Grigório/Ascom e Celiane Farias/Iespes
Assessoria de Comunicação - ASCOM

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Saúde Há 5 dia(s)

BOLETIM COVID-19. CILINDROS DE OXIGÊNIO

BOLETIM COVID-19. CILINDROS DE OXIGÊNIO

#Saúde Há 5 dia(s)

BOLETIM COVID-19. VACINÔMETRO

BOLETIM COVID-19. VACINÔMETRO

#Saúde Há 5 dia(s)

BOLETIM COVID-19. MOJUI DOS CAMPOS

BOLETIM COVID-19. MOJUI DOS CAMPOS

#CidadaniaESaúde Há 6 dia(s)

Projeto 'Mais Cidadania e Saúde' da Prefeitura de Mojuí dos Campos leva ações e serviços para a comunidade Bananeira

Os atendimentos foram prestados na escola municipal São José no sábado (21). Entre os serviços, emissão de documentos, consultas médicas e odontológicas.

#Educação Há 9 dia(s)

Prefeitura convoca para habilitação candidatos de Mojuí dos Campos classificados no Prosel Forma Pará Ufopa 2023

Os aprovados deverão realizar a habilitação de 23 a 27 de janeiro na escola municipal Júlio Walfredo da Ponte. O Forma Pará é uma parceria da Prefeitura, Governo do Pará e Ufopa.

#Saúde Há 12 dia(s)

BOLETIM COVID-19. CILINDROS DE OXIGÊNIO

BOLETIM COVID-19. CILINDROS DE OXIGÊNIO

#Saúde Há 12 dia(s)

BOLETIM COVID-19. VACINÔMETRO

BOLETIM COVID-19. VACINÔMETRO

#Saúde Há 12 dia(s)

BOLETIM COVID-19. MOJUI DOS CAMPOS

BOLETIM COVID-19. MOJUI DOS CAMPOS

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Um pouco insatisfeito

Neutro

Um pouco satisfeito

Muito satisfeito