NOTÍCIAS

27-SET-2022

Prefeitura de Mojuí dos Campos entrega tablets e fardamentos para o trabalho de agentes de saúde e agentes de endemias

O ato de entrega foi realizado na manhã desta segunda-feira (26). A programação contou ainda com uma capacitação sobre aplicativo e-SUS Território, do Ministério da Saúde.

#Saúde POR ADONIAS 27 DE SETEMBRO DE 2022

A Agente de Saúde mostra o tablet durante ato de entrega em Mojuí dos Campos. (Foto: Silvágner Grigório/Ascom/PMMC)

Com a proposta de modernizar, informatizar e garantir mais qualidade no trabalho domiciliar dos Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) e Agentes de Combate às Endemias (ACEs), a Prefeitura de Mojuí dos Campos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realizou na manhã desta segunda-feira (26), a entrega de tablets, novos fardamentos e equipamentos para os profissionais que atuam no município. A programação contou ainda com uma capacitação sobre o manuseio dos dispositivos, bem como do aplicativo e-SUS Território, do Ministério da Saúde.

Ao todo foram entregues 75 tabletes, sendo 68 para as agentes de saúde e 7 para os agentes de endemias. Também foram entregues 14 computadores e 2 impressoras para as unidades básicas de saúde. "Hoje tivemos o privilégio de receber esse tablet, que vai ajudar muito no nosso trabalho, para que possamos prestar um serviço de melhor qualidade para a nossa população. A gente fica muito feliz e alegre por esse momento. E não foi só tablet, foi o fardamento, a mochila, os utensílios que estávamos precisando para o nosso dia a dia no trabalho. Só agradecer a prefeitura e a secretaria de saúde por esses benefícios", disse o agente comunitário de saúde, Edivan Chaves.

"É um momento de muita felicidade para a população, para os profissionais de saúde de Mojuí dos Campos. A utilização de tablet será um avanço no atendimento, um avanço na produção desse atendimento no programa e-SUS, computando ali a produção dos nossos agentes. Computadores, tablets, impressoras, estamos vendo a questão da internet para as unidades de saúde, tanto da zona urbana, quanto da zona rural, para que possamos desenvolver um melhor trabalho de atendimento e também das informações dos serviços de saúde do município. É a atenção básica avançando", ressaltou o secretário municipal de saúde, Glayton Rodrigues.

"Hoje é um dia especial e marcante. Estamos aqui celebrando mais uma conquista, juntamente com nossos agentes de saúde e agentes de endemias. A entrega de tablets e de todos esses equipamentos demonstra a nossa responsabilidade e o nosso compromisso com os profissionais no exercício de suas funções diárias. É necessário garantir condições de trabalho para todos, com fardamento, com equipamentos de proteção individual, e agora com essa novidade, que é a utilização desses dispositivos para o prontuário eletrônico. A saúde avança no município, com investimentos importantes para beneficiar a população", destacou o prefeito Marco Antônio Lima.

Uso do tablet
O dispositivo proporcionará aos agentes mais agilidade e eficiência nos relatórios. Por meio dele, todos os dados coletados em visitas serão repassados, simultaneamente, ao Ministério da Saúde, garantindo, assim, o repasse de verbas, condição ligada a informações prestadas por toda equipe de Atenção Básica.

Dentre as vantagens, o uso da nova tecnologia reflete em melhoria no atendimento à população, pois torna o atendimento mais ágil e seguro, além de ser ecologicamente correto, pois diminui o gasto excessivo com papel, garante o sigilo de dados, já que o sistema é norteado pela LGPD (Lei de Proteção de Dados), não necessitando de anotações particulares dos pacientes em papéis.

"Hoje a prefeitura está fazendo a entrega dos tablets para os agentes de saúde e de endemias, que vai ser a nova ferramenta de trabalho deles. Antes eles utilizavam várias fichas de papel e agora todas essas fichas estarão reunidas em um único dispositivo, que é o tablet. Isso vai agilizar o cadastro das famílias, bem com reunir todas as informações de saúde dos moradores de Mojuí dos Campos para facilitar o atendimento deles no futuro com a instalação inclusive do prontuário eletrônico do cidadão, que vai buscar essas informações que os agentes de saúde captaram por meio dos tablets", explica Adailton Costa, preceptor do Programa Saúde com Agente.

e-SUS Território
O e-SUS Território tem o objetivo de facilitar o processo de trabalho dos agentes de saúde e de combate às endemias, viabilizando o registro das visitas domiciliares de forma rápida e segura.
Os dados cadastrados no aplicativo são integrados aos dados do Sistema e-SUS APS com Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC).

"O e-SUS território é um sistema onde os agentes de saúde reúnem todas as informações, como se fosse um senso da saúde. Lá ele consegue saber quantas pessoas são hipertensas, quantos são diabéticos, quantos possuem problema cardiovascular, de uma forma bem mais rápida", disse Adailton Costa.

O ato de entrega contou com a presença do prefeito Marco Antônio Lima, do secretário municipal de saúde, Glayton Rodrigues, da coordenadora da Atenção Básica, enfermeira Clere Medeiros, da coordenadora da Divisão de Vigilância em Saúde da Semsa, enfermeira Josirlande Silva, além do diretor do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde Pública do Pará (Sintesp), Núcleo Santarém, Sandro Pacheco, outros membros do Sintesp, profissionais da Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa), profissionais da Semsa e outros membros do governo municipal.

Texto: Adonias Silva
Fotos: Silvágner Grigório
Assessoria de Comunicação - ASCOM

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Saúde Há 6 dia(s)

BOLETIM COVID-19. CILINDROS DE OXIGÊNIO

BOLETIM COVID-19. CILINDROS DE OXIGÊNIO

#Saúde Há 6 dia(s)

BOLETIM COVID-19. VACINÔMETRO

BOLETIM COVID-19. VACINÔMETRO

#Saúde Há 6 dia(s)

BOLETIM COVID-19. MOJUI DOS CAMPOS

BOLETIM COVID-19. MOJUI DOS CAMPOS

#Educação Há 14 dia(s)

Prefeitura de Mojuí dos Campos disponibiliza dois ônibus e 100 candidatos do Enem viajam de graça até os locais de prova

Os candidatos fazem as provas em Santarém, município vizinho. No domingo, dia 13, foi o primeiro dia de aplicação do exame; o benefício vale para o próximo domingo, dia 20.

#Educação Há 17 dia(s)

Feira de Arte e Artesanato do AEE mostra trabalho de alunos e professores de escolas municipais de Mojuí dos Campos

O evento, promovido pela Semed, foi realizado nesta sexta-feira (11), na Quadra de Nogueirão. A programação contou com a participação de alunos e professores de 14 escolas.

#Esporte Há 17 dia(s)

Prefeitura de Mojuí dos Campos lança concurso da rua mais decorada para a Copa do Mundo de 2022; veja regulamento

A iniciativa é da Semtras. O prêmio para a rua vencedora será de R$ 2 mil; inscrições poderão ser feitas de 16 ao dia 18 de novembro, no horário de 08h às 14h.

#Tributo Há 19 dia(s)

PROREFAZ 2022: contribuintes de Mojuí dos Campos podem quitar seus impostos com redução de até 100% em juros e multas

O programa visa promover a regularização dos débitos devidos ao município. São condições inéditas de negociação; saiba como fazer a adesão.

#Saúde Há 20 dia(s)

BOLETIM COVID-19. CILINDROS DE OXIGÊNIO

BOLETIM COVID-19. CILINDROS DE OXIGÊNIO

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Um pouco insatisfeito

Neutro

Um pouco satisfeito

Muito satisfeito