NOTÍCIAS

01-JUL-2022

Prefeitura de Mojuí dos Campos implanta telemedicina e amplia atendimento médico e acesso a consultas especializadas

O projeto atende 7 especialidades, de acordo com a demanda da Secretaria de Saúde. É a primeira vez na história que o município dispõe do serviço.

#Saúde POR ADONIAS 01 DE JULHO DE 2022

Atendimento da Telemedicina na Unidade Mista de Saúde em Mojuí dos Campos, no Pará. (Foto: Silvágner Grigório/Ascom/PMMC)

Com o objetivo de ampliar o atendimento médico para a população e o acesso a consultas especializadas, a Prefeitura de Mojuí dos Campos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), em parceria com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Pará (Cosems-PA), implantou no município o Projeto de Telemedicina, onde as consultas são realizadas de forma remota e em tempo real por meio de videoconferência. É a primeira vez na história que o município dispõe do serviço.

Coordenado pelo Cosems-PA, o projeto atende 7 especialidades, de acordo com a demanda de Mojuí dos Campos, sendo: neupediatria, neurologia, psiquiatria, dermatologia, gastroenterologia, alergologia e pediatria. O projeto também visa reduzir os custos do município com Tratamento Fora de Domicílio (TFD) e encurtar distâncias entre o atendimento da atenção primária e as consultas com os médicos especialistas.

Os atendimentos são feitos de forma estratégica e as consultas são realizadas simultaneamente entre um clínico geral que acompanha fisicamente o paciente e o especialista que fica na Central, localizada na sede do Cosems/PA, em Belém.

O município recebe cotas para cada especialidade, então realiza-se o cadastro do paciente com encaminhamento médico no sistema da Telemedicina, assim que a data da consulta é confirmada pela Central o paciente é atendido no consultório da Telemedicina, localizado na Unidade Mista de Saúde de Mojuí dos Campos.

O secretário municipal de saúde, Glayton Rodrigues, destacou a importância da implantação do projeto em Mojuí dos Campos. "A telemedicina é um sonho sendo realizado pela gestão do prefeito Marco Antônio, pela Secretaria de Saúde, com o apoio do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Pará. Com certeza um avanço significativo para a saúde. Quem ganha é a população", falou.

O prefeito Marco Antônio Lima reafirmou o compromisso da gestão municipal com a saúde pública. "Essa parceria é muito importante para o município, uma vez que estamos ampliando o atendimento médico para a nossa população, oferecendo consultas de qualidade com especialistas, reduzindo custos com viagens também. É com certeza mais um grande avanço para o nosso município", afirmou.

Texto: Adonias Silva
Fotos: Silvágner Grigório
Assessoria de Comunicação - ASCOM

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#AssistênciaSocial Há 1 dia(s)

Famílias são beneficiadas com doação de frutas e verduras pelo Programa de Aquisição de Alimentos em Mojuí dos Campos

O PAA é uma iniciativa do Governo Federal, em parceria com a Prefeitura. O objetivo é promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar.

#Esporte Há 17 dia(s)

Prefeitura de Mojuí dos Campos realiza 1º Torneio Masculino de Futebol Society para categorias de base

O torneio reuniu 13 equipes no total e cerca de 100 crianças e adolescentes. A competição foi realizada na tarde de domingo (7), no Campo Nogueirão.

#Saúde Há 17 dia(s)

Prefeitura de Mojuí dos Campos oferece atendimento 24h e tratamento com soro para vítimas de animais peçonhentos

O atendimento e o tratamento são feitos por uma equipe especializada. Dependendo da gravidade do acidente, o soro necessário é administrado pela equipe de saúde.

#AssistênciaSocial Há 17 dia(s)

Projeto 'FitDance' celebra 1 ano de atividades promovendo saúde e qualidade vida para a população em Mojuí dos Campos

No sábado (6), um aulão especial marcou o aniversário do projeto, na Quadra do Nogueirão. A iniciativa da Prefeitura é desenvolvida pela Semtras.

#AssistênciaSocial Há 20 dia(s)

Empossados os novos membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Mojuí dos Campos

A cerimônia foi realizada na manhã desta quinta-feira (4). O CMDCA tem função de formular e deliberar a respeito de políticas públicas relativas às crianças e adolescentes.

#Esporte Há 22 dia(s)

Prefeitura de Mojuí dos Campos realiza final do 1º Campeonato de Futebol Society do Rio Curuá-Una

Os jogos decisivos foram realizados no domingo (31), no campo de futebol da comunidade Xavier. A tarde foi marcada pela paixão pelo esporte e pela integração entre as comunidades.

#AssistênciaSocial Há 23 dia(s)

Prefeitura de Mojuí dos Campos realiza blitz educativa no Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo

Ação foi realizada na manhã desta terça-feira (2), no Centro. Houve adesivagem de veículos, entrega de material informativo e orientações ao público.

#AssistênciaSocial Há 23 dia(s)

Prefeitura de Mojuí dos Campos celebra a Páscoa com programação cultural na Praça do Nogueirão

A programação foi realizada na noite de sábado (30). O público acompanhou apresentações de música, dança, teatro, canto coral, balé e coreografia.

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito