NOTÍCIAS

09-JUN-2022

Profissionais da saúde de Mojuí dos Campos recebem treinamento de primeiros socorros e resgate em veículos de emergência

A capacitação técnica foi realizada nesta quarta-feira (8) e foi ministrada pelo Samu de Santarém. Ao todo, 24 profissionais participaram da formação teórica e prática.

#Saúde POR ADONIAS 09 DE JUNHO DE 2022

Entrega de certificados aos profissionais de saúde na Unidade Mista de Saúde. (Foto: Silvágner Grigório/Ascom/PMMC)

Com o objetivo aperfeiçoar o trabalho dos profissionais da saúde que atuam na urgência e emergência no município, a Prefeitura de Mojuí dos Campos, por meio da Secretaria de Saúde (Semsa), em parceria com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Santarém, realizou nesta quarta-feira (8) um treinamento sobre primeiros socorros, resgate em veículos de emergência e técnicas de Atendimento Pré-Hospitalar (APH).

Ao todo, 24 profissionais da saúde, incluindo condutores de veículos e técnicos de enfermagem, participaram da formação ministrada pela equipe do Samu em duas etapas. A parte teórica ocorreu pela parte da manhã em uma igreja evangélica no bairro Esperança. A parte prática ocorreu no período da tarde em ruas e avenidas do município, com simulação de acidentes, resgate e atendimento pré-hospitalar. A entrega de certificados foi realizada no fim da tarde, na Unidade Mista de Saúde.

"Aqui aprenderam técnicas de imobilização, primeiros socorros, fraturas expostas, fraturas fechadas. Estamos aqui para somar juntamente com a equipe de Mojuí dos Campos. Hoje a equipe do Samu está atendendo todas as cidades vizinhas, onde a gente é chamado para dar suporte avançado quando é necessário. Quem ganha é a população, pois terão aqui profissionais qualificados e treinados para realizar o atendimento", afirmou o condutor socorrista do Samu, Antônio Carlos Oliveira.

Durante o curso, os condutores e os técnicos de enfermagem puderam trocar experiências sobre a vivência de práticas em APH, a fim de padronizar técnicas e aprimorar o atendimento de pacientes. O treinamento está baseado nas diretrizes do Ministério da Saúde que se refere ao APH, que é o atendimento emergencial em ambiente extra-hospitalar, como por exemplo a remoção de pacientes.

"Tivemos o dia inteiro de capacitação com os nossos profissionais, visando oferecer qualidade no atendimento de possíveis casos de acidentes e remoção de pacientes. A Prefeitura, através do prefeito Marco Antônio, e a Secretaria Municipal de Saúde tem investido na capacitação dos servidores e quem ganha é a população. Queremos agradecer ao Samu pela parceria, e parabenizar os nossos profissionais pelo curso", destacou o secretário municipal de saúde de Mojuí dos Campos, Glayton Rodrigues.

Texto: Adonias Silva
Fotos: Silvágner Grigório
Assessoria de Comunicação - ASCOM

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Saúde Há 2 dia(s)

BOLETIM COVID-19. VACINÔMETRO

BOLETIM COVID-19. VACINÔMETRO

#Saúde Há 2 dia(s)

BOLETIM COVID-19. MOJUI DOS CAMPOS

BOLETIM COVID-19. MOJUI DOS CAMPOS

#Saúde Há 2 dia(s)

BOLETIM COVID-19. CILINDROS DE OXIGÊNIO

BOLETIM COVID-19. CILINDROS DE OXIGÊNIO

#Infraestrutura Há 2 dia(s)

Prefeitura de Mojuí dos Campos trabalha na recuperação de mais de 160 km de estradas na região de assentamento

Os serviços se concentram no Travessão do km 124. Mais de 100 km já foram recuperados em outras seis comunidades, priorizando as rotas do transporte escolar.

#Educação Há 5 dia(s)

Pela primeira vez, Mojuí dos Campos vai oferecer curso de nível superior para estudantes do município

Serão ofertadas 40 vagas para o curso de Bacharelado em Engenharia Florestal pelo Programa Forma Pará. As inscrições começam no dia 4 de julho e encerram no dia 13.

#Saúde Há 5 dia(s)

Prefeitura de Mojuí dos Campos implanta telemedicina e amplia atendimento médico e acesso a consultas especializadas

O projeto atende 7 especialidades, de acordo com a demanda da Secretaria de Saúde. É a primeira vez na história que o município dispõe do serviço.

#Infraestrutura Há 5 dia(s)

Governo do Estado inicia obras de pavimentação asfáltica de 5 km de vias urbanas em Mojuí dos Campos

Ao todo, 16 vias foram contempladas. As obras integram o Programa "Asfalto Por Todo Pará", executado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas.

#AssistênciaSocial Há 8 dia(s)

Prefeitura de Mojuí dos Campos realiza passeata e blitz educativa de conscientização e combate às drogas

A programação foi realizada na manhã desta terça-feira (28). Em 2021, o Creas do município atendeu 4 casos, sendo 3 adultos e 1 adolescente.

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Um pouco insatisfeito

Neutro

Um pouco satisfeito

Muito satisfeito