NOTÍCIAS

29-MAR-2022

Mojuí dos Campos é habilitado pela Semas para realizar análise e validação do Cadastro Ambiental Rural (CAR)

O CAR, entre outras competências, permite o planejamento da propriedade conforme as leis ambientais. O município recebeu o certificado de habilitação na segunda-feira (28).

#MeioAmbiente POR ADONIAS 29 DE MAR?O DE 2022

Ao centro, da esquerda para a direita, o secretário adjunto Rodolpho Zanluth Bastos e a secretária Samara Gomes. (Foto: Semma/PMMC)

Mojuí dos Campos está entre os 48 municípios do Pará habilitados pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) para realizarem a análise e validação do Cadastro Ambiental Rural (CAR), documento autodeclaratório obrigatório para imóveis rurais. A partir de agora, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) iniciará a análise dos imóveis, agilizando e fortalecendo os processos de regularização ambiental e os procedimentos de licenciamento.

O município recebeu o certificado de habilitação do CAR na segunda-feira (28), durante um encontro realizado no Centro de Informações e Educação Ambiental (CIAM), em Santarém, oeste do estado. A secretária municipal de meio ambiente de Mojuí dos Campos, Samara Gomes, recebeu em mãos o documento entregue pelo secretário adjunto de gestão e regularidade ambiental da Semas, Rodolpho Zanluth Bastos. O certificado atesta que as diretrizes foram atendidas pelo município em agosto de 2021.

O CAR permite aos agricultores planejarem suas posses ou propriedades rurais em conformidade com as leis ambientais, garantindo vantagens como a prioridade na regularização fundiária e a adesão ao programa de aquisição de alimentos da agricultura familiar. O cadastro também possibilita ao agricultor, proprietário ou posseiro rural, o acesso às políticas públicas, como o financiamento em instituições bancárias por meio de linhas de créditos mais atrativas para o fomento à produção, comercialização da produção, compra de insumos, entre outras vantagens.

O fortalecimento da gestão ambiental municipal através da habilitação em análise e validação de CAR é uma das ações do Programa Regulariza Pará, o qual compõe o Plano Estadual Amazônia Agora, agregando o objetivo de promover a regularização ambiental com a diretriz de apoio ao protagonismo municipal, estipulada no planejamento do Governo do Pará, propondo valorizar as ações públicas em prol do meio ambiente local, beneficiar produtores rurais e qualificar as administrações municipais e estadual.

Quando o proprietário ou possuidor de imóvel rural realiza a inscrição do CAR de sua propriedade, cabe ao órgão ambiental estadual ou municipal habilitado analisar o cadastro a fim de verificar as informações ambientais declaradas com as normas e parâmetros estabelecidos pelo Código Florestal.

O município habilitado também aumenta a sua parcela de arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) Verde. Isto ocorre porque a nova metodologia de cálculo do índice do ICMS Verde, estabelecida pelo governo do estado em 2020, instituiu critérios ecológicos para o cálculo do índice da arrecadação, premiando os municípios que investem em gestão ambiental e, desta forma, fortalecendo a administração municipal do meio ambiente.

Por Adonias Silva
Assessoria de Comunicação - ASCOM

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Saúde Há 2 dia(s)

BOLETIM COVID-19. VACINÔMETRO

BOLETIM COVID-19. VACINÔMETRO

#Saúde Há 2 dia(s)

BOLETIM COVID-19. MOJUI DOS CAMPOS

BOLETIM COVID-19. MOJUI DOS CAMPOS

#Saúde Há 2 dia(s)

BOLETIM COVID-19. CILINDROS DE OXIGÊNIO

BOLETIM COVID-19. CILINDROS DE OXIGÊNIO

#Infraestrutura Há 2 dia(s)

Prefeitura de Mojuí dos Campos trabalha na recuperação de mais de 160 km de estradas na região de assentamento

Os serviços se concentram no Travessão do km 124. Mais de 100 km já foram recuperados em outras seis comunidades, priorizando as rotas do transporte escolar.

#Educação Há 5 dia(s)

Pela primeira vez, Mojuí dos Campos vai oferecer curso de nível superior para estudantes do município

Serão ofertadas 40 vagas para o curso de Bacharelado em Engenharia Florestal pelo Programa Forma Pará. As inscrições começam no dia 4 de julho e encerram no dia 13.

#Saúde Há 5 dia(s)

Prefeitura de Mojuí dos Campos implanta telemedicina e amplia atendimento médico e acesso a consultas especializadas

O projeto atende 7 especialidades, de acordo com a demanda da Secretaria de Saúde. É a primeira vez na história que o município dispõe do serviço.

#Infraestrutura Há 5 dia(s)

Governo do Estado inicia obras de pavimentação asfáltica de 5 km de vias urbanas em Mojuí dos Campos

Ao todo, 16 vias foram contempladas. As obras integram o Programa "Asfalto Por Todo Pará", executado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas.

#AssistênciaSocial Há 8 dia(s)

Prefeitura de Mojuí dos Campos realiza passeata e blitz educativa de conscientização e combate às drogas

A programação foi realizada na manhã desta terça-feira (28). Em 2021, o Creas do município atendeu 4 casos, sendo 3 adultos e 1 adolescente.

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Um pouco insatisfeito

Neutro

Um pouco satisfeito

Muito satisfeito