SEMMA lança campanha contra queimadas em Mojuí dos Campos

12/08/2019 as 12:07:18

SEMMA lança campanha contra queimadas em Mojuí dos Campos

A Prefeitura de Mojuí dos Campos entra na luta contra as queimadas e lança Campanha Municipal de Combate aos Focos de Incêndio, com o tema "Diga não ao fogo, quem acende paga".

A Administração Pública pretende, através da SEMMA –Secretaria Municipal de Meio Ambiente sensibilizar a população tanto da zona urbana quanto rural sobre os riscos das queimadas  que são utilizadas geralmente para fazer a limpeza de grandes áreas mas que acabam prejudicando o meio ambiente.

A ideia é incentivar os moradores a denunciarem essa prática que é muito comum no interior do Estado do Pará e que acaba sendo uma preocupação a mais para os gestores devido ao clima seco que propicia o alastramento do fogo. Fazer queimada é considerado crime ambiental tanto pela Lei Federal nº 9.605/98, quanto pela Lei Municipal 054/2015, que institui a Política Municipal de Meio Ambiente.

De acordo com dados do INPE- Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, no Portal de Queimadas, o Pará registrou só no mês de agosto três mil trezentos e trinta e seis (3.336) focos de queimada.

Segundo o secretário Yago Estouco,"o   fogo trás inúmeros problemas, ele vai prejudicar a população através da fumaça que causa problema respiratório e também o risco de incêndio descontrolado". Ainda de acordo com o secretário “a área rural é considerada de risco devido ao costume das queimadas para abrir grandes pastagens, já na zona urbana a prática ocorre devido a limpeza de quintais mas a campanha será intensificada nos meses de setembro, outubro e novembro, e deverá encerrar só em dezembro”.

Ele destacou ainda que as denúncias podem ser feitas na própria SEMMA ou pelo telefone (93) 3537-1255 de segunda a sexta, das 08h às 16h. A SEMMA, dentre outras competências atua no município diretamente na preservação e fiscalização do meio ambiente com aplicação de multas e atuação dos infratores de acordo com a Lei Municipal 054/2015 que institui a Política Municipal do Meio Ambiente em Mojuí dos Campos. Em casos de queimadas o Corpo de Bombeiros de Santarém pode ser acionado pelo  número 193.