Inauguração da Escola Profª Maria do Carmo Felix da Silva

23/03/2016 as 00:00:00

Inauguração da Escola Profª Maria do Carmo Felix da Silva

Na última quarta-feira, 23, foi inaugurada, a Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental PROFESSORA MARIA DO CARMO FELIX DA SILVA, situada na Rua Estrada de Rodagem, nº 35 – PA 431, canto com a Travessa Haroldo Veloso, Bairro Centro, nesta cidade de Mojuí dos Campos, Estado do Pará.

A Professora Maria do Carmo Felix da Silva, sempre defendeu como bandeira, as discussões educacionais. Viveu em seu tempo, além do tempo que lhe presenciava. Defensora da pedagogia em que a palavra jamais pode ser vista como um “dado” ou como uma doação do educador ao educando e que as palavras não existem independentemente de sua significação real.

A palavra sempre deveria ser a expressão de uma situação real de uma “situação desafiadora”, pensamentos que devotava ao grande educador Paulo Freire, a quem reverenciava seu saber de educação. Tinha por princípio alfabetizar, para transformar cidadãos, princípio essencial de um educador, o que fez e dedicou sua vida por completa a causa da educação, quem somos em muitos seus abnegados.

Sempre teve visão além do seu tempo, defendeu a liberdade como pedagogia matriz, que atribui sentido a uma prática educativa que só pode alcançar efetividade e eficácia na medida da participação livre e crítica dos educandos. Defendeu que o diálogo é condição essencial da tarefa do professor, de coordenar, jamais impor. O ser humano educado pertence muito mais ao amanhã, ao novo tempo que anuncia, do que ao velho.

Prestar essa singular homenagem é traduzir a vida da professora Maria do Carmo Felix da Silva, nesta foto fiel, límpida, cristalina, pessoa que não transigiu quando de alguma forma, quis-se atingir a educação, não fazia concessões, senão objetivando a transformação do cidadão pela educação. A homenagem traduz os agradecimentos pela inestimável dedicação como educadora e pelo legado que ela deixou, como memorial que somente a educação pode transformar todos os conceitos que possam degradar o ser humano.

Receba novidades por e-mail