NOTÍCIAS

28-FEV-2024

Prefeitura de Mojuí dos Campos intensifica ações de conscientização e combate à dengue, zika e chikungunya

Entre as ações, a campanha para eliminar os focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor das doenças. A mobilização também alerta para sintomas e formas de prevenção.

#Saúde POR ADONIAS 28 DE FEVEREIRO DE 2024

Ação de combate ao mosquito Aedes aegypti em Mojuí dos Campos. (Foto: Silvágner Grigório/Ascom/PMMC)

Diante dos casos de arboviroses no município - entre as quais a dengue - causadas por vírus transmitidos pelo Aedes aegypti, a Prefeitura de Mojuí dos Campos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), através do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), está convocando a população para o enfrentamento ao mosquito, a forma mais eficaz de prevenção dessas doenças. A eliminação dos locais de reprodução do Aedes é a principal estratégia para diminuir a incidência de casos.

O cuidado começa em casa e deve ser constante, durante todo o ano, principalmente no inverno, em razão da incidência de chuvas e do acúmulo de água em ambientes propícios à proliferação do mosquito Aedes Aegypti. Recipientes grandes ou pequenos, contendo água, como uma tampinha de refrigerante, por exemplo, podem ser criadouros de larvas do mosquito. É preciso que cada cidadão esteja atento aos riscos e vistoriem suas casas pelo menos uma vez por semana.

O trabalho dos agentes de combate às endemias é importante e está sendo intenso nesse período de chuvas. A tarefa é vistoriar imóveis, acompanhado pelo responsável, para identificar locais e objetos que sejam ou possam se transformar em criadouros do mosquito Aedes aegypti. Imóveis não residenciais também estão sendo vistoriados. Os profissionais estão realizando inspeções, coletas e orientações que visam reduzir os riscos de endemias, garantindo um ambiente mais seguro para a população.

"Nossos agentes de combate às endemias realizam inspeções minuciosas em áreas propensas à reprodução do mosquito Aedes Aegypti, como recipientes de água parada. Estamos atentos a locais que podem se tornar criadouros. É um esforço conjunto, e contamos com a colaboração da população. A prevenção é a chave, e a conscientização sobre a importância de eliminar possíveis criadouros em casa é fundamental", afirmou a coordenadora da Vigilância em Saúde, Josirlande Silva.

"Estamos garantindo que todas as medidas necessárias sejam tomadas para proteger a nossa população contra a dengue, zika e chikungunya. Estamos intensificando nossas ações de conscientização e combate a essas doenças, trabalhando em estreita colaboração com a população e com as equipes de saúde. É crucial que cada indivíduo faça a sua parte, adotando práticas simples em casa, evitando a reprodução do mosquito", afirmou o secretário municipal de saúde, Glayton Rodrigues.

Algumas medidas simples podem ser implementadas na rotina. Confira 10 passos que ajudarão a você proteger sua família contra o mosquito vetor:

1 - Tampe caixas d'água, ralos e pias

2 - Higienize bebedouros de animais de estimação

3 - Descarte pneus velhos junto ao serviço de limpeza urbana de sua cidade. Caso precise guardá-los, mantenha-os em local coberto, protegidos do contato com a água

4 - Retire a água acumulada da bandeja externa da geladeira e bebedouros e lave-os com água e sabão

5 - Limpe as calhas e a laje da sua casa e coloque areia nos cacos de vidro de muros que possam acumular água

6 - Coloque areia nos vasos de plantas

7 - Amarre bem os sacos de lixo e não descarte resíduos sólidos em terrenos abandonados ou na rua

8 - Faça uma inspeção em casa pelo menos uma vez por semana para encontrar possíveis focos de larvas

9 - Sempre que possível, faça uso de repelentes e instale telas, especialmente nas regiões com maior registro de casos

10 - Receba bem os Agentes de Combate às Endemias e Agentes Comunitários de Saúde

Sintomas e prevenção - Além de serem transmitidas pelo mesmo mosquito, os sintomas de dengue, zika ou chikungunya são semelhantes. Eles incluem febre de início abrupto acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele, manchas vermelhas pelo corpo, náuseas, vômitos e dores abdominais. Assim que surgirem os primeiros sintomas, é necessário procurar uma unidade de saúde.

Cuidados individuais - O Ministério da Saúde também recomenda as seguintes medidas de proteção individual:

- Proteger as áreas do corpo em que o mosquito possa picar, com o uso de calças e camisas de mangas compridas;

- Usar repelentes à base de DEET (N N-dietilmetatoluamida), IR3535 ou de icaridina nas partes expostas do corpo. Também pode ser aplicado sobre as roupas. O uso deve seguir as indicações do fabricante em relação à faixa etária e à frequência de aplicação. Deve ser observada a existência de registro em órgão competente. Repelentes de insetos contendo uma das três substâncias acima são seguros para o uso durante a gravidez, quando aplicados de acordo com as instruções do fabricante. Em crianças menores de 2 anos de idade, não é recomendado o uso de repelente sem orientação médica. Para crianças entre 2 e 12 anos, usar concentrações de até 10% de DEET, no máximo três vezes ao dia.

- A utilização de mosquiteiros sobre a cama, a instalação de telas em portas e janelas e, quando disponível, o ar-condicionado também são recomendados.

Fique atento!

- Em caso de febre, dor de cabeça, dores atrás dos olhos ou no corpo, náuseas e manchas na pele, procure imediatamente a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua casa.

- Não faça uso de medicamentos sem conhecimento médico. Em caso de dengue, o uso inadequado de certos remédios pode agravar o quadro de saúde.

Cenário Epidemiológico - A Secretaria Municipal de Saúde de Mojuí dos Campos registra, até o dia 28 de fevereiro, 6 casos confirmados de dengue. Não há registro de óbito em decorrência da doença. O número de casos notificados chega a 42. A Semsa aguarda resultados de 29 amostras suspeitas de dengue.

Vacinação contra a dengue - Até o momento, 16 estados e o DF foram selecionados para iniciar a vacinação contra a dengue via Sistema Único de Saúde (SUS) a partir de fevereiro. As 521 cidades compõem um total de 37 regiões de saúde que, segundo o Ministério da Saúde, estão localizadas em áreas com alta incidência da dengue Tipo 2 (Sorotipo 2), que provoca infecção mais grave da doença. A cidade de Mojuí dos Campos não integra a área de alta incidência e aguarda o envio da vacina.

Texto: Adonias Silva
Foto: Silvágner Grigório
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO - ASCOM

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#AssistênciaSocial Há 3 dia(s)

Famílias são beneficiadas com doação de frutas e verduras pelo Programa de Aquisição de Alimentos em Mojuí dos Campos

O PAA é uma iniciativa do Governo Federal, em parceria com a Prefeitura. O objetivo é promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar.

#Esporte Há 19 dia(s)

Prefeitura de Mojuí dos Campos realiza 1º Torneio Masculino de Futebol Society para categorias de base

O torneio reuniu 13 equipes no total e cerca de 100 crianças e adolescentes. A competição foi realizada na tarde de domingo (7), no Campo Nogueirão.

#Saúde Há 19 dia(s)

Prefeitura de Mojuí dos Campos oferece atendimento 24h e tratamento com soro para vítimas de animais peçonhentos

O atendimento e o tratamento são feitos por uma equipe especializada. Dependendo da gravidade do acidente, o soro necessário é administrado pela equipe de saúde.

#AssistênciaSocial Há 19 dia(s)

Projeto 'FitDance' celebra 1 ano de atividades promovendo saúde e qualidade vida para a população em Mojuí dos Campos

No sábado (6), um aulão especial marcou o aniversário do projeto, na Quadra do Nogueirão. A iniciativa da Prefeitura é desenvolvida pela Semtras.

#AssistênciaSocial Há 22 dia(s)

Empossados os novos membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Mojuí dos Campos

A cerimônia foi realizada na manhã desta quinta-feira (4). O CMDCA tem função de formular e deliberar a respeito de políticas públicas relativas às crianças e adolescentes.

#Esporte Há 24 dia(s)

Prefeitura de Mojuí dos Campos realiza final do 1º Campeonato de Futebol Society do Rio Curuá-Una

Os jogos decisivos foram realizados no domingo (31), no campo de futebol da comunidade Xavier. A tarde foi marcada pela paixão pelo esporte e pela integração entre as comunidades.

#AssistênciaSocial Há 25 dia(s)

Prefeitura de Mojuí dos Campos realiza blitz educativa no Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo

Ação foi realizada na manhã desta terça-feira (2), no Centro. Houve adesivagem de veículos, entrega de material informativo e orientações ao público.

#AssistênciaSocial Há 25 dia(s)

Prefeitura de Mojuí dos Campos celebra a Páscoa com programação cultural na Praça do Nogueirão

A programação foi realizada na noite de sábado (30). O público acompanhou apresentações de música, dança, teatro, canto coral, balé e coreografia.

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito