NOTÍCIAS

21-FEV-2024

Em parceria com a Prefeitura, projeto Maniva Tapajós da Ufopa beneficia agricultores familiares de Mojuí dos Campos

Nesta quarta-feira (21), a equipe do projeto esteve na comunidade São Raimundo do Moju, avaliando a produtividade. A atividade visa fortalecer a cadeia produtiva da mandioca.

#Agricultura POR ADONIAS 21 DE FEVEREIRO DE 2024

Colheita da mandioca/macaxeira na comunidade São Raimundo do Moju. (Foto: Silvágner Grigório/Ascom/PMMC)

A parceria entre a Prefeitura de Mojuí dos Campos, no âmbito da Secretaria Municipal de Agricultura (Semagri) e a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), está resultando em benefícios aos agricultores familiares do município. Eles estão sendo atendidos pelo Projeto Maniva Tapajós, que fornece mudas de manivas-semente da mandioca/macaxeira e assistência técnica aos produtores.

Na comunidade São Raimundo do Moju está situada a Unidade Demonstrativa XI do Projeto Maniva Tapajós. Na propriedade, há um ano, foi realizado o manejo das manivas de quatro variedades diferentes - BRS Mari, BRS Poti, BRS Kiriris e Jurará. Nesta quarta-feira (21), a equipe do projeto esteve na comunidade fazendo a colheita e avaliando a produtividade, juntamente com a Semagri e os agricultores beneficiados.

"Estamos avaliando a produção para mostrar aos comunitários o potencial produtivo de cada uma. Vamos identificar, por exemplo, quais são as melhores cultivadas aqui para que eles possam reproduzir nas áreas que a prefeitura preparou, que foi um hectare para cada agricultor. E esse material vai servir para a prefeitura multiplicar a produção", explicou o agrônomo Rogério Rangel, professor do IFPA/Santarém.

Além da atividade de colheita e avaliação das quatro variedades de maniva, um dos objetivos foi avaliar a resistência das plantas e das raízes. "Uma das demandas aqui na comunidade, por exemplo, é analisar as raízes das plantas, que são atacadas por fungos e bactérias. Então, o objetivo também é avaliar a resistência das plantas à podridão da raiz, e mostrar aos agricultores", completa Rangel.

O secretário municipal de agricultura, Jailson Mesquita, destacou a importância do projeto para a agricultura. "Essa parceria com o projeto é muito importante pois irá potencializar a cadeia produtiva da mandioca no nosso município e gerar ainda mais desenvolvimento econômico e social. Nós estamos dando todo o apoio, com o preparo das áreas, incentivando também a participação do agricultor no projeto", disse.

As atividades realizadas em Mojuí dos Campos integram um ciclo de ações para o fortalecimento da cadeia produtiva da mandioca no oeste do Pará por meio de parceria entre a Ufopa, o IFPA/Santarém e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap). A iniciativa também conta com o apoio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), e outros segmentos.

Texto: Adonias Silva
Fotos: Silvágner Grigório
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO - ASCOM

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#AssistênciaSocial Há 3 dia(s)

Famílias são beneficiadas com doação de frutas e verduras pelo Programa de Aquisição de Alimentos em Mojuí dos Campos

O PAA é uma iniciativa do Governo Federal, em parceria com a Prefeitura. O objetivo é promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar.

#Esporte Há 19 dia(s)

Prefeitura de Mojuí dos Campos realiza 1º Torneio Masculino de Futebol Society para categorias de base

O torneio reuniu 13 equipes no total e cerca de 100 crianças e adolescentes. A competição foi realizada na tarde de domingo (7), no Campo Nogueirão.

#Saúde Há 19 dia(s)

Prefeitura de Mojuí dos Campos oferece atendimento 24h e tratamento com soro para vítimas de animais peçonhentos

O atendimento e o tratamento são feitos por uma equipe especializada. Dependendo da gravidade do acidente, o soro necessário é administrado pela equipe de saúde.

#AssistênciaSocial Há 19 dia(s)

Projeto 'FitDance' celebra 1 ano de atividades promovendo saúde e qualidade vida para a população em Mojuí dos Campos

No sábado (6), um aulão especial marcou o aniversário do projeto, na Quadra do Nogueirão. A iniciativa da Prefeitura é desenvolvida pela Semtras.

#AssistênciaSocial Há 22 dia(s)

Empossados os novos membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Mojuí dos Campos

A cerimônia foi realizada na manhã desta quinta-feira (4). O CMDCA tem função de formular e deliberar a respeito de políticas públicas relativas às crianças e adolescentes.

#Esporte Há 24 dia(s)

Prefeitura de Mojuí dos Campos realiza final do 1º Campeonato de Futebol Society do Rio Curuá-Una

Os jogos decisivos foram realizados no domingo (31), no campo de futebol da comunidade Xavier. A tarde foi marcada pela paixão pelo esporte e pela integração entre as comunidades.

#AssistênciaSocial Há 25 dia(s)

Prefeitura de Mojuí dos Campos realiza blitz educativa no Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo

Ação foi realizada na manhã desta terça-feira (2), no Centro. Houve adesivagem de veículos, entrega de material informativo e orientações ao público.

#AssistênciaSocial Há 25 dia(s)

Prefeitura de Mojuí dos Campos celebra a Páscoa com programação cultural na Praça do Nogueirão

A programação foi realizada na noite de sábado (30). O público acompanhou apresentações de música, dança, teatro, canto coral, balé e coreografia.

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito