17-FEV-2023

Home Care: Prefeitura de Mojuí dos Campos implanta serviço de atendimento domiciliar de saúde para a população

O serviço é ofertado para pacientes com alguma limitação e que não podem se deslocar até uma unidade de saúde. A iniciativa é um marco na história da saúde no município.

#Saúde POR ADONIAS 17 DE FEVEREIRO DE 2023

Idoso recebe atendimento médico em casa pelo projeto Home Care da Semsa em Mojuí dos Campos. (Foto: Semsa/PMMC)

Para oferecer atendimento médico aos cidadãos com alguma limitação e que não podem se deslocar até uma unidade de saúde, a Prefeitura de Mojuí dos Campos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), implantou o serviço de Home Care - Atendimento Domiciliar. Com o projeto, pessoas que precisam de cuidados médicos especiais estão recebendo os cuidados em casa, no conforto do lar, sem fila e sem espera. O serviço é ofertado para pacientes acamados, idosos, cadeirantes ou aqueles que têm sequelas por conta de AVC ou Covid-19, por exemplo.

A iniciativa da atual administração municipal está beneficiando quem mora na zona urbana e será ampliada para a zona rural, que inclui a população que vive na região de rios. A equipe do Home Care é formada por médico, técnico de enfermagem e agente comunitário de saúde, além de fisioterapeuta e assistente social. Para receber o atendimento, o responsável pelo paciente deve procurar uma unidade de saúde mais próxima e solicitar avaliação da equipe multiprofissional. Depois, é realizada a visita domiciliar e o atendimento, conforme a prioridade e a necessidade de cada usuário.

"Esse serviço é uma garantia de acesso à saúde para os usuários. O home care é para todo e qualquer cidadão que possuir alguma limitação, seja ela física ou mental. É uma ação de promoção à saúde, prevenção, tratamento de doenças e reabilitação. O home care permite uma aproximação eficiente da equipe de saúde junto aos pacientes, que, por alguma condição, não consegue chegar ou mesmo se deslocar às unidades de saúde. É mais um avanço significativo na saúde, na gestão do nosso prefeito Marco Antônio", explica o secretário municipal de saúde, Glayton Rodrigues.

O home care amplia e fortalece a oferta de atendimento de saúde na rede pública em Mojuí dos Campos. Além dos médicos que já fazem o atendimento nas nossas unidades, temos agora um médico indo na casa do paciente que não pode se deslocar até a unidade de saúde por alguma limitação. Tem toda uma equipe envolvida no atendimento. É um serviço importante, humanizado, um avanço para a saúde do nosso município, mais qualidade de vida para as pessoas que mais precisam. A saúde também é prioridade no meu governo", destacou o prefeito Marco Antônio Lima.

Fotos: Semsa

Semed lança programa de formação 'Leitura e Escrita na Educação Infantil' para fortalecer o ensino em Mojuí dos Campos

O objetivo é qualificar o trabalho dos professores, beneficiando educadores e estudantes. O lançamento foi realizado durante um encontro com profissionais da educação.

Mojuí dos Campos é destaque entre os municípios do Pará no desempenho da vacinação contra sarampo, caxumba e rubéola

O reconhecimento é do 9° Centro Regional de Saúde, da Sespa. Segundo a Sespa, a conquista é atribuída ao "compromisso e dedicação na gestão da vacinação" no município.

#Cultura Há 4 dia(s)

Prefeitura de Mojuí dos Campos realiza sessão pública sobre o Plano Anual de Aplicação dos Recursos da Lei Aldir Blanc

A sessão ocorreu na manhã de terça-feira (27), na escola Júlio Walfredo da Ponte. A Lei Aldir Blanc prevê a destinação de R$ 178 mil para apoiar o setor cultural.

Prefeitura de Mojuí dos Campos beneficia famílias com doação de frutas e verduras do Programa de Aquisição de Alimentos

O PAA é uma iniciativa desenvolvida através da parceria entre Prefeitura e Governo Federal. O objetivo é promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar.

SMMT e PRF realizam palestras educativas sobre o 'Maio Amarelo' na escola estadual Fernando Guilhon, em Mojuí dos Campos

A ação foi desenvolvida na manhã de segunda-feira (27) e alcançou 300 alunos. Entre os temas abordados, o respeito às leis de trânsito no Brasil.

#CidadaniaESaúde Há 6 dia(s)

'Prefeitura em Ação' leva serviços de saúde e cidadania aos moradores da comunidade Estrela da Bica, em Mojuí dos Campos

A ação foi realizada na manhã e início da tarde de sábado (25). A população teve acesso a consultas médicas, consulta de enfermagem, emissão de identidade, entre outros.

Prefeitura de Mojuí dos Campos promove ação de vacinação para alunos da rede pública durante o 'Mês da Saúde na Escola'

A ação, desenvolvida pela Semsa, teve início no dia 03 de maio e segue até o dia 31. A iniciativa é direcionada aos estudantes de todas as 57 escolas da rede municipal.

Prefeitura de Mojuí dos Campos realiza blitz em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infantil

A blitz foi realizada na manhã de sábado (18), na PA-431, bairro Alto Alegre. A ação contou com a participação da rede de proteção socioassistencial do município.