Secretaria Municipal de Saúde - SEMSA

Secretario(a): Adeliane Silva Frota

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

Secretária: ADELIANE SILVA FROTA

Endereço: Rua Deputado José Macêdo s/n; -Centro CEP: 68129-000 - Mojuí dos Campos-PA

Contato: (93) 3537-1254/ 99109 5003 - Horário de Atendimento: 08h as 14h

E-mail: semsa@mojuidoscampos.pa.gov.br

 

A Secretaria Municipal de Saúde – SEMSA foi criada em 15 de janeiro de 2013 pela Lei Municipal nº 001 e está ligada diretamente à Prefeitura de Mojuí dos Campos, tendo sob sua responsabilidade a gestão da saúde pública. Suas ações e seus serviços constituem um sistema único, organizado de acordo com as seguintes diretrizes propostas na Lei Orgânica do Município de Mojuí dos Campos:

I - Descentralização, com direção única;

II - Atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuízo dos serviços assistenciais;

III - Participação da comunidade.

O Sistema Único de Saúde – SUS no âmbito municipal será mantido com recursos do Município, do Estado, da União e de outras fontes.

 

FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE

Foi criado pela Lei Municipal n° 003, de 15 de janeiro de 2013, como instrumento de suporte financeiro para desenvolvimento das ações de atenção integral à saúde no âmbito do Sistema Municipal de Saúde.

Seu principal objetivo é criar condições financeiras e de gerência dos recursos orçamentários e extra orçamentário destinados ao desenvolvimento das ações de atendimento à saúde da população, executadas pela Secretaria Municipal de Saúde, sob o CNPJ: 17.738256/0001-01 e código municipal nº 1504752.

 

ATENDIMENTO À POPULAÇÃO:

O município dispõe os seguintes atendimentos médicos à população:

Médico Clínico Geral;

Neurologista;

Ginecologista;

Pediatra;

Ortopedista;

Todos atuando na Unidade de Saúde de Mojuí dos Campos, atendendo as demandas que são mais solicitadas, entre as especialidades estão: os exames laboratoriais, coleta, triagem Neonatal (TESTE DO PEZINHO).

 

AS PRINCIPAIS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELA SEMSA SÃO:

Serviço de Atenção Básica

No município esse serviço é disponibilizado com atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde nos 08 (oito) Postos de Saúde que estão instalados nas comunidades e área urbana do município:

1. Unidade de Saúde de Mojuí dos Campos - Área Urbana;

2. Comunidade Água Fria;

3. Comunidade Palhal do Una;

4. Comunidade São Raimundo do Mojú;

5. Comunidade Xavier;

6.  Comunidade Mojú do Belarmino;

7. Comunidade Piranha;

8. Bairros Cidade Alta I e II;

9. Comunidade Vista Alegre do Mojú;

10. Comunidade Baixa da Onça

11. Comunidade Boa Fé.

 

Também são disponibilizados para a população três centros de saúde sendo 01 (uma) Unidade de Mojuí dos Campos na área urbana e 02 (duas) na área rural nas comunidades de Vista Alegre do Mojú e Baixa da Onça.

Os serviços oferecidos são: Vacinas, pré- natal, PCCU, acompanhamento ao Diabético e Hipertenso, curativos, orientação de educação em saúde, visitas domiciliares, entre outros.

 

OUTROS SERVIÇOS DA SEMSA

Emissão do Cartão SUS;

Serviço de Apoio à pacientes acamados e aos que fazem Hemodiálise;

Regulação com marcação de consultas e exames especializados para o Hospital Regional do Baixo Amazonas – HRBA;

Implantação da Ouvidoria do SUS recebendo as demandas relacionadas ao atendimento dos usuários do SUS.

 

VIGILÂNCIA EM SAÚDE

É realizada principalmente pela equipe de Agentes Comunitários de Saúde - ACS que estão intimamente ligados a Atenção Básica e Equipe de Agentes de Combate as Endemias – ACE.

Esses profissionais atuam na área urbana ou rural no sentido de acompanhar cada família visitada durante o trabalho realizado.  Os agentes também realizam a Coleta e análise de material para pesquisa de Malária e Leishmaniose, Captura e Investigação de casos suspeitos de Raiva Animal e vacinação animal.

Além disso, é realizada a investigação de óbito e acompanhamento de doenças de notificação compulsória como Dengue, Malária e Doenças de Chagas entre outras.

 

VIGILÂNCIA SANITÁRIA

Implantada em 2015 no município, a vigilância sanitária atua na realização do cadastro, inspeção e licença de estabelecimentos, além disso, são desenvolvidas ações educativas, o recebimento de denúncias e reclamações direcionadas a segurança alimentar e ambiental da população.

 

CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE

No dia 19 de dezembro de 2013, foi realizada a 1ª Conferência Municipal de Saúde do município, com eleição das Entidades para compor o 1º Conselho Municipal de Saúde. Em 30 de dezembro daquele mesmo ano foram empossados 12 conselheiros com seus respectivos suplentes, com representatividade de 50% de usuários, 25% trabalhadores da saúde e 25% da gestão e prestadores de serviço.

Órgão de caráter permanente e deliberativo, o conselho possui regimento próprio aprovado, atua na definição de orçamento, apreciação e parecer sobre prestação de contas de cada quadrimestre. ​

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