NOTÍCIAS

15-OUT-2021

Prefeitura de Mojuí dos Campos adere pela primeira vez ao Programa Criança Feliz, do Governo Federal

Objetivo é promover e defender os direitos das crianças e ampliar as políticas que promovam o desenvolvimento integral da primeira infância. A adesão ocorreu na quinta-feira (14).

#AssistênciaSocial POR ADONIAS 15 DE OUTUBRO DE 2021

Beneficiárias do Programa Criança Feliz, do Governo Federal. (Foto: Reprodução/Governo Federal)

A Prefeitura de Mojuí dos Campos, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras) vai implantar ainda este ano no município o Programa Criança Feliz, do Governo Federal. O objetivo é promover e defender os direitos das crianças e ampliar as políticas que promovam o desenvolvimento integral da primeira infância. É a primeira vez que o município adere ao programa. A adesão ocorreu na quinta-feira (14).

Em setembro deste ano, o prefeito Marco Antônio e a primeira dama e secretária municipal de trabalho e assistência social Adrielly Lima estiveram em Brasília visitando a sede da Secretaria Nacional de Atenção à Primeira Infância para as tratativas sobre a adesão do município ao programa.

"Com a adesão o município tem como meta inicial de atender cem famílias, e já vislumbra uma ampliação dessas metas. Vamos unir esforços nesse programa tão significativo para as nossas famílias em situação de vulnerabilidade social de acordo com o perfil dele", observou a secretária municipal de trabalho e assistência social, Adrielly Lima.

"A gestão avança nas políticas públicas para a população de Mojuí dos Campos, nós reconhecemos a importância de garantir esse atendimento as grávidas e suas crianças por entender a importância do desenvolvimento saudável desde a gestação ao nascimento, e o crescimento desse público tão importante para o nosso município", destacou o prefeito Marco Antônio Lima.

O programa
O Programa Criança Feliz acompanha famílias com crianças entre zero e seis anos e oferece aos seus pequenos ferramentas para promover seu desenvolvimento integral.

O público-alvo é formado pelas famílias com gestantes e crianças na primeira infância e que se encontram em situação de vulnerabilidade. Essas famílias são priorizadas a partir dos seguintes critérios:

- Famílias com gestantes e crianças de até 3 anos beneficiárias do Programa Bolsa Família (PBF)
- Famílias com crianças de até 6 anos beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada (BPC)
- Crianças de até 6 anos afastadas do convívio familiar em razão da aplicação de medida de proteção previstas no ECA.

Por meio de visitas domiciliares às famílias participantes do Programa Bolsa Família, as equipes do Criança Feliz farão o acompanhamento e darão orientações importantes para fortalecer os vínculos familiares e comunitários e estimular o desenvolvimento infantil.

Os visitadores serão capacitados em diversas áreas de conhecimento, como saúde, educação, serviço social, direitos humanos, cultura etc. A troca com as famílias será rica e constante. Assim, novos campeões serão criados e a luta pelo desenvolvimento social será vencida.

Para participar do programa, é preciso manter os dados no Cadastro Único atualizados, principalmente quando há grávidas e crianças de até três anos na família.

Objetivos do programa
- Promover o desenvolvimento infantil integral
- Apoiar a gestante e a família na preparação para o nascimento da criança
- Cuidar da criança em situação de vulnerabilidade até os seis anos de idade
- Fortalecer o vínculo afetivo e o papel das famílias no cuidado, na proteção e na educação das crianças
- Estimular o desenvolvimento de atividades lúdicas
- Facilitar o acesso das famílias atendidas às políticas e serviços públicos de que necessitem

Por Geisa de Oliveira
Revisado e editado por Adonias Silva
Assessoria de Comunicação - ASCOM
Prefeitura Municipal de Mojuí dos Campos
Tel: (93) 99212-4230 - WhatsApp
E-mail: ascom@mojuidoscampos.pa.gov.br
End: Estrada da Rodagem, s/n - Esperança

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Esporte Há 12 dia(s)

Prefeitura de Mojuí dos Campos realiza 1º Torneio Masculino de Futebol Society para categorias de base

O torneio reuniu 13 equipes no total e cerca de 100 crianças e adolescentes. A competição foi realizada na tarde de domingo (7), no Campo Nogueirão.

#Saúde Há 12 dia(s)

Prefeitura de Mojuí dos Campos oferece atendimento 24h e tratamento com soro para vítimas de animais peçonhentos

O atendimento e o tratamento são feitos por uma equipe especializada. Dependendo da gravidade do acidente, o soro necessário é administrado pela equipe de saúde.

#AssistênciaSocial Há 12 dia(s)

Projeto 'FitDance' celebra 1 ano de atividades promovendo saúde e qualidade vida para a população em Mojuí dos Campos

No sábado (6), um aulão especial marcou o aniversário do projeto, na Quadra do Nogueirão. A iniciativa da Prefeitura é desenvolvida pela Semtras.

#AssistênciaSocial Há 15 dia(s)

Empossados os novos membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Mojuí dos Campos

A cerimônia foi realizada na manhã desta quinta-feira (4). O CMDCA tem função de formular e deliberar a respeito de políticas públicas relativas às crianças e adolescentes.

#Esporte Há 17 dia(s)

Prefeitura de Mojuí dos Campos realiza final do 1º Campeonato de Futebol Society do Rio Curuá-Una

Os jogos decisivos foram realizados no domingo (31), no campo de futebol da comunidade Xavier. A tarde foi marcada pela paixão pelo esporte e pela integração entre as comunidades.

#AssistênciaSocial Há 18 dia(s)

Prefeitura de Mojuí dos Campos realiza blitz educativa no Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo

Ação foi realizada na manhã desta terça-feira (2), no Centro. Houve adesivagem de veículos, entrega de material informativo e orientações ao público.

#AssistênciaSocial Há 18 dia(s)

Prefeitura de Mojuí dos Campos celebra a Páscoa com programação cultural na Praça do Nogueirão

A programação foi realizada na noite de sábado (30). O público acompanhou apresentações de música, dança, teatro, canto coral, balé e coreografia.

#Agricultura Há 24 dia(s)

Feira do Pescado 2024: cerca de 5 toneladas de peixes estarão à venda em Mojuí dos Campos para a Semana Santa

A feira começou na manhã desta quarta-feira (27) e vai até sexta-feira (28). Além de beneficiar os produtores, o evento também contribui para a economia do município.

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito