NOTÍCIAS

29-AGO-2021

Corrida do 'Agosto Lilás' reúne cerca de 150 corredores da região e de outros estados em Mojuí dos Campos

A onda lilás tomou conta das principais ruas da cidade neste domingo (29). O objetivo foi alertar a população para o fim da violência contra a mulher.

#AssistênciaSocial POR ADONIAS 29 DE AGOSTO DE 2021

Foto de drone mostra corredores durante a largada da I Corrida Lilás em Mojuí dos Campos, no Pará. (Foto: Silvágner Grigório/Ascom/PMMC)

Cerca de 150 atletas amadores e profissionais deram um show de sensibilização na I Corrida Lilás, realizada na manhã deste domingo (29) em Mojuí dos Campos. A corrida encerrou a programação do "Agosto Lilás", desenvolvida pela Prefeitura de Mojuí dos Campos, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), com o objetivo de alertar a população para o combate à violência contra a contra a mulher.

A corrida teve percurso de 5 km e contou com a participação de corredores da região e de outros estados, como São Paulo e Amapá. Eles começaram a chegar ao ponto de largada bem antes do dia amanhecer para sessões de alongamento e aquecimento. A concentração foi na rua José Macêdo, no Centro da cidade, ao lado da igreja matriz de Santo Antônio de Pádua, um dos principais cartões postais do município, de onde ocorreu a largada às 7h.

Após a largada, os corredores saíram pela rua José Macêdo, cruzaram a rua Estrada de Rodagem e seguiram até o bairro Vila Nova, retornando pelo mesmo percurso, até a linha de chegada. A corrida teve ainda a participação de atletas cadeirantes e de crianças, que também levaram a mensagem de conscientização e combate a violência contra a mulher. Os primeiros colocados de cada categoria ganharam premiação em dinheiro, troféu e medalha.

Adriana Lopes de Farias, 27 anos, de Macapá, no estado do Amapá. Corredora profissional há quatro anos, ela bateu o tempo de 18 minutos, conquistando o primeiro lugar na categoria geral feminina. "Esse ano foi bem mais organizado. Foi muito bacana essa corrida, um percurso bem rápido, foi só ir lá e voltar rapidinho mesmo. É muito importante destacar a participação feminina, porque temos que ter direitos iguais. É sempre bom incentivar o feminino", afirmou.

O primeiro lugar na categoria geral masculina foi para Juscelino Rocha, de 38 anos, de Itaituba. Ele completou o percurso com tempo de 16 minutos. "Queria agradecer a Deus e dá os parabéns para a organização do evento, foi um evento muito bom. Sabemos que a prioridade foram as mulheres, e as mulheres estão de parabéns, o prefeito da cidade. É minha primeira vez aqui em Mojuí, a gente foi bem recebido, um percurso muito bom", avaliou.

Núbia Braga, aos 48 anos, pratica corrida há quatro anos. Ela é de Itaituba e esteve entre as primeiras colocadas na categoria por faixa etária. "Eu amei a corrida. A corrida incentiva as pessoas a praticarem atividade física, e a atividade física é maravilhosa para tudo, para a saúde, para a autoestima e para a valorização da vida. Estou aqui parabenizando Mojuí dos Campos, a Prefeitura, as mulheres daqui que deram um show", disse.

Com o tema geral "Nem mais uma lágrima", a campanha "Agosto Lilás" em Mojuí dos Campos foi desenvolvida pelas Semtras, através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e o Centro de Referência de Assistência Social (Cras). A programação contou com caminhada, rodas de conversas, palestras, atendimentos e orientações nas comunidades, torneio de futsal feminino e mobilização ampla das redes sociais.

"Graças a Deus deu tudo certo, o mês de agosto foi puxado, mas muito gratificante chegar hoje domingo com essa corrida e fechar com chave de ouro o mês de agosto. Nossa campanha teve esse objetivo, de mostrar o valor que tem a mulher. A sociedade precisa compreender que a mulher tem o seu valor, que a mulher tem que ser tratada com carinho, nada de violência" destaca a secretária municipal de trabalho e assistência social, Adrielly Lima.

"Como foi importante unirmos forças e realizarmos essa programação que foi tão bem executada pela secretaria municipal de assistência social, a em nome da secretária Adrielly que foi incansável, eu parabenizo os demais servidores e também o envolvimento das demais secretarias do nosso município. Reafirmo o nosso compromisso de estarmos ao lado das mulheres, apoiando diante das situações de violação de seus direitos", afirmou prefeito Marco Antônio Lima.

CORRIDA LILÁS | FEMININO
Acesse o link abaixo e confira.

Classificação geral - feminino
1º lugar - Adriana Lopes de Farias
2º lugar - Tatiane Costa Maia
3º lugar - Edina Santos

Classificação - faixa etária - feminino
1º lugar - Ainoane Almeida Silva
2º lugar - sem corredor
3º lugar - sem corredor

Classificação - faixa etária - feminino
1º lugar - Lia Maissara Silva de Oliveira
2º lugar - Daiane Silva Soares
3º lugar - Darly Frota Barbosa

Classificação - faixa etária - feminino
1º lugar - Fabiana Almeida de Freitas
2º lugar - Reimara Feitosa Maranhão
3º lugar - Angélica dos Santos Silva

Classificação - faixa etária - feminino
1º lugar - Maria do Socorro da Silva Lima
2º lugar - Elissandra Castanho Turella
3º lugar - Núbia da Costa Braga

Classificação - faixa etária - feminino
1º lugar - Luciene Barbosa da Silva
1º lugar - Nara Leomar Gomes Mota
2º lugar - Marlene Barbosa da Silva
3º lugar - Jorgelene dos Santos Oliveira

Classificação - faixa etária - feminino
1º lugar - Marlene dos Santos da Rocha
2º lugar - Maria Aguiar do Amaral
3º lugar - Francisca Lima

CORRIDA LILÁS | MASCULINO
Acesse o link abaixo e confira.

Classificação geral - masculino
1º lugar - Juscelino Rocha
2º lugar - Ivanilson Pereira dos Santos
3º lugar - Lazaro Guedes

Classificação - faixa etária - masculino
1º lugar - Ariel Vitor de Lima Monteiro
2º lugar - Guilherme Andrade
3º lugar - sem corredor

Classificação - faixa etária - masculino
1º lugar - Adinaldo Oliveira
2º lugar - Adriano Soares
3º lugar - Luiz Miguel Barbosa

Classificação - faixa etária - masculino
1º lugar - Joelson Aguiar
2º lugar - José Irismar Vieira de Sousa
3º lugar - Verinaldo Oliveira Pereira

Por Adonias Silva e Geisa Oliveira
Revisado e editado por Adonias Silva
Assessoria de Comunicação - ASCOM
Prefeitura Municipal de Mojuí dos Campos
Tel: (93) 99212-4230 - WhatsApp
E-mail: ascom@mojuidoscampos.pa.gov.br
End: Estrada da Rodagem, s/n - Esperança

 

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Esporte Há 8 dia(s)

Prefeitura de Mojuí dos Campos realiza 1º Torneio Masculino de Futebol Society para categorias de base

O torneio reuniu 13 equipes no total e cerca de 100 crianças e adolescentes. A competição foi realizada na tarde de domingo (7), no Campo Nogueirão.

#Saúde Há 8 dia(s)

Prefeitura de Mojuí dos Campos oferece atendimento 24h e tratamento com soro para vítimas de animais peçonhentos

O atendimento e o tratamento são feitos por uma equipe especializada. Dependendo da gravidade do acidente, o soro necessário é administrado pela equipe de saúde.

#AssistênciaSocial Há 8 dia(s)

Projeto 'FitDance' celebra 1 ano de atividades promovendo saúde e qualidade vida para a população em Mojuí dos Campos

No sábado (6), um aulão especial marcou o aniversário do projeto, na Quadra do Nogueirão. A iniciativa da Prefeitura é desenvolvida pela Semtras.

#AssistênciaSocial Há 11 dia(s)

Empossados os novos membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Mojuí dos Campos

A cerimônia foi realizada na manhã desta quinta-feira (4). O CMDCA tem função de formular e deliberar a respeito de políticas públicas relativas às crianças e adolescentes.

#Esporte Há 13 dia(s)

Prefeitura de Mojuí dos Campos realiza final do 1º Campeonato de Futebol Society do Rio Curuá-Una

Os jogos decisivos foram realizados no domingo (31), no campo de futebol da comunidade Xavier. A tarde foi marcada pela paixão pelo esporte e pela integração entre as comunidades.

#AssistênciaSocial Há 14 dia(s)

Prefeitura de Mojuí dos Campos realiza blitz educativa no Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo

Ação foi realizada na manhã desta terça-feira (2), no Centro. Houve adesivagem de veículos, entrega de material informativo e orientações ao público.

#AssistênciaSocial Há 14 dia(s)

Prefeitura de Mojuí dos Campos celebra a Páscoa com programação cultural na Praça do Nogueirão

A programação foi realizada na noite de sábado (30). O público acompanhou apresentações de música, dança, teatro, canto coral, balé e coreografia.

#Agricultura Há 20 dia(s)

Feira do Pescado 2024: cerca de 5 toneladas de peixes estarão à venda em Mojuí dos Campos para a Semana Santa

A feira começou na manhã desta quarta-feira (27) e vai até sexta-feira (28). Além de beneficiar os produtores, o evento também contribui para a economia do município.

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito