NOTÍCIAS

28-JUL-2021

Semagri homenageia produtores e trabalhadores rurais de Mojuí dos Campos pelo Dia do Agricultor

Solenidade especial foi realizada no município na manhã desta quarta-feira (28). O Dia do Agricultor é comemorado no Brasil em 28 de julho.

#Agricultura POR ADONIAS 28 DE JULHO DE 2021

Solenidade em homenagem ao Dia do Agricultor na quadra de esportes ao lado da Campo Nogueirão. (Foto: Silvágner Grigório/Ascom/PMMC)

Para comemorar o Dia do Agricultor, a Prefeitura de Mojuí do Campos por meio de Secretaria Municipal de Agricutura (Semagri) realizou uma solenidade especial no município na manhã desta quarta-feira (28). Na ocasião, produtores e trabalhadores rurais de destaque na região foram homenageados. O evento foi realizado na quadra ao lado do Campo Nogueirão, no bairro Esperança.

Além dos agricultores, a programação reuniu autoridades do governo e da câmara, secretários de governo e técnicos das secretarias, lideranças sindicais, comunitárias e de empresas do setor, além de instituições financeiras, de pesquisa e convidados. A solenidade seguiu todos os protocolos de biossegurança para evitar a propagação da Covid-19.

Um café da manhã foi servido logo cedo. Em seguida, houve a composição da mesa e o hino nacional. Depois teve a apresentação das atividades e projetos da Semagri, das secretarias ligadas à agricultura e dos parceiros. Também teve sorteio de brindes, doados pelos parceiros e a entrega de alevinos aos produtores da região. Ao final, a Semagri fez a entrega de 10 cestas básicas através da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras).

O secretário municipal de agricultura de Mojuí dos Campos, Jailson Mesquita comemorou o evento em homenagem aos agricultores. "Foi um sucesso, queremos agradecer todos os agricultores que vieram prestigiar o evento, quero agradecer o empenho do prefeito Marco Antônio por nos dar total apoio no evento, agradecer os parceiros que doaram os brindes, todos que nos ajudaram. Um momento festivo, de muito sucesso", destaca.

O agricultor Robson Sousa trabalha há 10 anos com a produção de abacaxi, melancia e maracujá na comunidade Boa Fé. Ele sente orgulho do trabalho e fica feliz em ser homenageado pela Prefeitura. "É um total reconhecimento né, um evento que, na maioria das regiões os produtores não são reconhecidos e Mojuí dos Campos é um município agrícola e a Prefeitura está fazendo jus a isso. Nós produtores ficamos felizes por esse reconhecimento", afirmou.

Mojuí se destaca na agricultura, sendo um município gerador em diferentes cadeias produtivas. Para o desenvolvimento da agricultura, a Semagri conta com o apoio de diversos parceiros, como a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater). O coordenador da Emater em Mojuí dos Campos, Marcelo Martins, destaca a importância do trabalhador rural.

"É uma satisfação para gente está aqui celebrando o dia aí de muito reconhecimento, de muito respeito para a atividade do agricultor, tão importante para a economia da nossa região, em especial de Mojuí dos Campos. A gente sabe que muitos deles fazem parte de um economia informal que não é tributada, que não é tachada e que muitas vezes não aparece nos mapas da economia do país, mas que na verdade a gente tem a plena consciência que são eles que movimentam a economia local, que abastece a mesa do consumidor brasileiro", afirma Martins.

O prefeito Marco Antônio Lima, que cumpre uma agenda de compromissos na capital, enviou uma mensagem de voz aos agricultores. Nela, o gestor felicita os profissionais do campo, em especial aos da agricultura familiar, e reforça o compromisso da gestão com o desenvolvimento do trabalho rural. Confira abaixo a mensagem do prefeito Marco Antônio na íntegra.

"Olá amigos de Mojuí dos Campos, aqui é o prefeito Marco Antônio. Nesse dia vinte e oito de julho, dia do agricultor, queria está aí com vocês, mas estou aqui na capital do estado, cuidando, atrás de conseguir recursos para a nossa cidade, atrás de maquinários, máquinas agrícolas. Mas quero parabenizar cada um de vocês pelo belíssimo trabalho e dizer da importância que é cada um de vocês. Cada agricultor, o pessoal do agronegócio, o pessoal de trabalha com pesca, com agricultura familiar, vocês são importantes demais para a economia e para a vida de nossa cidade. Nos ajudem, saibam que a Prefeitura de Mojuí dos Campos e o prefeito Marco Antônio está se empenhando para fazer um bom trabalho para vocês, junto com o nosso secretário de agricultura, estamos nos esforçando para fazer o melhor e eu tenho certeza que é uma questão de tempo. Logo a agricultura familiar de nossa cidade vai se destacar porque a Prefeitura de Mojuí dos Campos está trabalhando para cuidar da gente", disse.

Entre as autoridades, além do secretário de agricultura Jailson Mesquita e o coordenador da Emater, Marcelo Martins, estiveram presentes na solenidade a prefeita em exercício, Suely Araújo, o presidente da Câmara Municipal de Mojuí dos Campos, Francisco Assis Nogueira e a vereadora Núbia Angelino.

Dia do Agricultor
A data homenageia os profissionais que trabalham com o cultivo de "produtos da terra", como frutas, hortaliças e vegetais. O agricultor é um dos principais motores da economia nacional, responsável por produzir alguns dos bens essenciais para o sustento do país.

Confira os sete homenageados
Destaque na cultura do abacaxi
- Joziel do Espírito Santo

Destaque na agricultura familiar
- Elizabet Ramos de Morais

Destaque na cultura do açaí
- Percílio Pergo

Destaque na pecuária do leite
- Gessivan de Alcântara Aguiar

Destaque na cultura do maracujá
- Raimundo Sena Paz Chaves

Destaque na piscicultura
- Alessandro Nascimento

Destaque na produção de grãos
- Pio Stefanello

Por Adonias Silva
Assessoria de Comunicação - ASCOM
Prefeitura Municipal de Mojuí dos Campos
Tel: (93) 99212-4230 - WhatsApp
E-mail: ascomprefeiturademojui@gmail
End: Estrada da Rodagem, s/n - Esperança

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Esporte Há 15 dia(s)

Prefeitura de Mojuí dos Campos realiza 1º Torneio Masculino de Futebol Society para categorias de base

O torneio reuniu 13 equipes no total e cerca de 100 crianças e adolescentes. A competição foi realizada na tarde de domingo (7), no Campo Nogueirão.

#Saúde Há 15 dia(s)

Prefeitura de Mojuí dos Campos oferece atendimento 24h e tratamento com soro para vítimas de animais peçonhentos

O atendimento e o tratamento são feitos por uma equipe especializada. Dependendo da gravidade do acidente, o soro necessário é administrado pela equipe de saúde.

#AssistênciaSocial Há 15 dia(s)

Projeto 'FitDance' celebra 1 ano de atividades promovendo saúde e qualidade vida para a população em Mojuí dos Campos

No sábado (6), um aulão especial marcou o aniversário do projeto, na Quadra do Nogueirão. A iniciativa da Prefeitura é desenvolvida pela Semtras.

#AssistênciaSocial Há 18 dia(s)

Empossados os novos membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Mojuí dos Campos

A cerimônia foi realizada na manhã desta quinta-feira (4). O CMDCA tem função de formular e deliberar a respeito de políticas públicas relativas às crianças e adolescentes.

#Esporte Há 20 dia(s)

Prefeitura de Mojuí dos Campos realiza final do 1º Campeonato de Futebol Society do Rio Curuá-Una

Os jogos decisivos foram realizados no domingo (31), no campo de futebol da comunidade Xavier. A tarde foi marcada pela paixão pelo esporte e pela integração entre as comunidades.

#AssistênciaSocial Há 21 dia(s)

Prefeitura de Mojuí dos Campos realiza blitz educativa no Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo

Ação foi realizada na manhã desta terça-feira (2), no Centro. Houve adesivagem de veículos, entrega de material informativo e orientações ao público.

#AssistênciaSocial Há 21 dia(s)

Prefeitura de Mojuí dos Campos celebra a Páscoa com programação cultural na Praça do Nogueirão

A programação foi realizada na noite de sábado (30). O público acompanhou apresentações de música, dança, teatro, canto coral, balé e coreografia.

#Agricultura Há 27 dia(s)

Feira do Pescado 2024: cerca de 5 toneladas de peixes estarão à venda em Mojuí dos Campos para a Semana Santa

A feira começou na manhã desta quarta-feira (27) e vai até sexta-feira (28). Além de beneficiar os produtores, o evento também contribui para a economia do município.

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito