NOTÍCIAS

20-MAI-2022

Prefeitura de Mojuí dos Campos promove ação de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes

A programação contou com caminhada e blitz educativa na manhã desta sexta-feira (20) no centro do município. A ação chamou a atenção da população para o disque denúncia.

#DireitosHumanos POR ADONIAS 20 DE MAIO DE 2022

Caminhada do "Faça Bonito" pelas ruas do município de Mojuí dos Campos, no oeste do Pará. (Silvágner Grigório/Ascom/PMMC)

Na semana nacional de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, a Prefeitura de Mojuí dos Campos, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), realizou na manhã desta sexta-feira (20) uma ação de conscientização na zona urbana do município, a fim de mobilizar e sensibilizar a sociedade, escolas, empresas e instituições sobre o tema. A programação contou com Caminhada do "Faça Bonito" e blitz educativa na Praça Matriz de Santo Antônio.

A caminhada teve início na Semtras, ao lado da Praça da Prefeitura e seguiu pela avenida Castelo Branco, travessa Princesa Isabel, Estrada de Rodagem, travessa Antônio Walfredo, encerrando na Praça Matriz. Participaram crianças e adolescentes, estudantes de escolas públicas, integrantes do Nuca, além de representantes da Rede Socioassistencial do município, que seguiram pelo trajeto com faixas, cartazes e apitos que chamaram a atenção da população sobre o problema social.

"Essa ação, essa caminhada, faz alusão ao dia dezoito de maio, campanha nacional que chama a atenção para o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. Atualmente, em Mojuí dos Campos, fazemos o acompanhamento de noventa e cinco casos, destes, setenta envolvendo crianças e adolescentes. Nós precisamos cuidar e proteger esse público e alertar a população para que denuncie", afirmou a secretária municipal de trabalho e assistência social, Adrielly Lima.

"O governo municipal, juntamente com os demais órgãos de proteção, estão atentos e a população é nossa maior aliada para coibir esse mal. Precisamos nos unir cada vez mais e proteger nossas crianças e adolescentes. E hoje estamos aqui, como o intuito de promover essa conscientização, alertar as famílias para que protejam as crianças e que também procure denunciar casos", destacou o prefeito Marco Antônio Lima.

Disque denúncia
Uma das maneiras mais eficazes de combater abusos e explorações é a denúncia. Ela pode ser feita por meio do Disque 100, um canal da Secretaria Nacional de Direitos Humanos (SDH) que funciona 24 horas por dia, ou também ao Conselho Tutelar de Mojuí dos Campos, pelo contato (93) 99232 3900. A ligação é gratuita e a identidade do denunciante é mantida em absoluto sigilo.

Faça Bonito
A proposta anual da campanha "Faça Bonito", é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes. É preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao seu desenvolvimento de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual. Esquecer é permitir, lembrar é combater.

Texto: Semtras
Fotos: Silvágner Grigório
Assessoria de Comunicação - ASCOM

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Saúde Há 2 dia(s)

BOLETIM COVID-19. VACINÔMETRO

BOLETIM COVID-19. VACINÔMETRO

#Saúde Há 2 dia(s)

BOLETIM COVID-19. MOJUI DOS CAMPOS

BOLETIM COVID-19. MOJUI DOS CAMPOS

#Saúde Há 2 dia(s)

BOLETIM COVID-19. CILINDROS DE OXIGÊNIO

BOLETIM COVID-19. CILINDROS DE OXIGÊNIO

#Infraestrutura Há 2 dia(s)

Prefeitura de Mojuí dos Campos trabalha na recuperação de mais de 160 km de estradas na região de assentamento

Os serviços se concentram no Travessão do km 124. Mais de 100 km já foram recuperados em outras seis comunidades, priorizando as rotas do transporte escolar.

#Educação Há 5 dia(s)

Pela primeira vez, Mojuí dos Campos vai oferecer curso de nível superior para estudantes do município

Serão ofertadas 40 vagas para o curso de Bacharelado em Engenharia Florestal pelo Programa Forma Pará. As inscrições começam no dia 4 de julho e encerram no dia 13.

#Saúde Há 5 dia(s)

Prefeitura de Mojuí dos Campos implanta telemedicina e amplia atendimento médico e acesso a consultas especializadas

O projeto atende 7 especialidades, de acordo com a demanda da Secretaria de Saúde. É a primeira vez na história que o município dispõe do serviço.

#Infraestrutura Há 5 dia(s)

Governo do Estado inicia obras de pavimentação asfáltica de 5 km de vias urbanas em Mojuí dos Campos

Ao todo, 16 vias foram contempladas. As obras integram o Programa "Asfalto Por Todo Pará", executado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas.

#AssistênciaSocial Há 8 dia(s)

Prefeitura de Mojuí dos Campos realiza passeata e blitz educativa de conscientização e combate às drogas

A programação foi realizada na manhã desta terça-feira (28). Em 2021, o Creas do município atendeu 4 casos, sendo 3 adultos e 1 adolescente.

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Um pouco insatisfeito

Neutro

Um pouco satisfeito

Muito satisfeito