PRORROGADO PRAZO PARA INCLUSÃO DO BPC NO CADÚNICO

17/01/2018 as 12:43:17

O prazo para inclusão dos beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) no Cadastro Único, que encerraria no dia 31 de dezembro, foi PRORROGADO. Agora o novo prazo vai  até dezembro de 2018. De acordo com a Portaria Interministerial n° 5/2017, publicada na terça-feira (26) no Diário Oficial da União. Os idosos acima de 65 anos e as pessoas com deficiência que recebem o BPC devem estar inseridos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, ou seja quem já recebe o beneficio tem que se cadastrar no CRAS para que o pagamento não seja SUSPENSO.

Caso o beneficiário tenha alguma dificuldade de deslocamento, a inscrição pode ser feita pelo responsável familiar que tenha acima de 16 anos. Basta apresentar o CPF de todas as pessoas que moram na residência com o beneficiário.

Segundo o ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, a medida cumpre uma recomendação do Tribunal de Contas da União (TCU) e vai aperfeiçoar a gestão dos benefícios sociais. "Com os dados inseridos no Cadastro Único, temos as informações atualizadas dos beneficiários, o que nos permite administrar melhor os recursos", afirma Terra.

O Cadastro Único é porta de entrada para mais de 20 programas sociais e um instrumento que identifica as famílias de baixa renda, permitindo que o governo conheça melhor a realidade socioeconômica de cada uma delas.

Nele, são registradas as características da residência, a identificação de cada pessoa, a escolaridade, a situação de trabalho e renda, entre outras informações.

O cadastramento pode ser feito no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e na Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtras) de Mojuí dos Campos, nos endereços abaixo .

CRAS - Centro, Rua Rui Barbosa, nº 3345 – Bairro Centro.

SEMTRAS - Rua Deputado José Macedo, S/nº - Bairro Centro.

O horário de atendimento é das 8h as 14h de segunda a sexta-feira.