POLíCIA MILITAR E GESTORES DE ESCOLAS ASSINAM TERMO PARA A REALIZAÇÃO DO PROERD EM MOJUÍ DOS CAMPOS

16/03/2018 as 14:06:30

POLíCIA MILITAR  E GESTORES DE ESCOLAS ASSINAM TERMO PARA A REALIZAÇÃO DO PROERD EM MOJUÍ DOS CAMPOS

Realizado  nesta  sexta-feira (16/03)  o 1º encontro de Gestores e Professores para o PROERD- Programa Educacional de Resistência as Drogas e a Violência.

O evento  reuniu autoridades locais entre elas o prefeito, o vice-prefeito, vereadores , secretários , educadores do PROERD da Policia Militar  e o Comando de Policiamento Regional – CPR-1. O encontro aconteceu  no  Centro de Convivência do Idoso de  Mojuí dos Campos, e na  ocasião os educadores da  Polícia Militar de Santarém fizeram a apresentação do PROERD  que  é uma versão brasileira de um programa norte-americano chamado D.A.R.E que foi criado por uma pedagoga em Los Angeles em 1983 para combater  com a ajuda da polícia o uso e o tráfico de drogas nas escolas americanas. A versão americana se expandiu e chegou a mais de 50 países.

No Brasil foi implantado pela Polícia Militar do Rio de Janeiro em 1992. No Pará o PROERD  iniciou em 2003 e em Santarém foi implantado em 2005.

O objetivo do  PROERD, é criar uma barreira de proteção para  crianças e adolescentes,  e conscientizar os alunos  dos perigos e das conseqüências das drogas.

As instruções serão repassadas para 1.041 (mil e quarenta e um ) alunos  do 5º ano ,de quatro escolas que compõem a rede pública de ensino na área urbana da cidade, são elas:

• Escola Artur Calazans
  • Escola Pedro Teixeira
  • Escola Maria do Carmo
  • Escola Raimunda Queiroz

As aulas acontecerão uma vez por semana  e os  estudantes receberão material didático e camisa e ao término do  PROERD  que terá a duração de cerca de dois meses, eles participarão de cerimônia de encerramento com a entrega de certificado.

Após a apresentação do programa os gestores das escolas assinaram o termo de responsabilidade junto com o comandante do CPR-1.

A  primeira aula do PROERD está marcada para terca-feira dia 20.

Receba novidades por e-mail