MAIS DE DUZENTAS CRIANÇAS IRÃO PARTICIPAR DA FORMATURA DO PROERD EM MOJUÍ DOS CAMPOS

04/06/2018 as 21:40:46

Acontecerá nesta sexta-feira dia 08 de junho a segunda formatura do  Programa Educacional de Resistência às Drogas  - PROERD em Mojuí dos Campos. A cerimônia de encerramento está marcada para começar a partir das 09h da manhã na Igreja Assembleia de Deus.
O PROERD   é uma versão brasileira de um programa norte-americano chamado D.A.R.E que foi criado por uma pedagoga em Los Angeles em 1983 para combater  com a ajuda da polícia o uso e o tráfico de drogas nas escolas americanas. A versão americana se expandiu e chegou a mais de 50 países.

No Brasil foi implantado pela Polícia Militar do Rio de Janeiro em 1992. No Pará o PROERD  iniciou em 2003 e em Santarém foi implantado em 2005.Em Mojuí dos Campos em 2013.

O objetivo do  programa, é criar uma barreira de proteção para  crianças e adolescentes,  e conscientizar os alunos  dos perigos e das conseqüências das drogas.

O lançamento do PROERD, aconteceu em 16 de março na sede dos idosos e as aulas começaram no dia  20 de março em Mojuí dos Campos.

As instruções foram repassadas para os alunos de 5 ª série das seguintes escolas:

• Escola Artur Calazans
  • Escola Pedro Teixeira
  • Escola Maria do Carmo
  • Escola Raimunda Queiroz
  • Escola Francisco Chagas

As aulas aconteceram uma vez por semana (todas as terças-feiras)  e os  estudantes receberam  livro didático da PM e  500 camisas da Prefeitura Municipal . A duração do PROERD  foi de dois meses, nas escolas da cidade.

Participaram do programa dez (10)  turmas  num total de 270 (duzentos e setenta )alunos, na faixa etária de 08 a 15 anos.

As orientações foram repassadas pelos educadores da  polícia militar:

Cabo PM Roberto Juraci Mendes

Cabo PM Milkaline Gualberto Chagas

Cabo PM  Gleidson de Sousa Cunha

Sargento Diane Maria Lira Silva

A coordenadora do PROERD na região

Sub- Tenente    Duth do Socorro Cordeiro